Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Agosto de 2024

Em parceria com o Sebrae-RN, Apex-Brasil impulsiona exportação no setor de confecções

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Em uma iniciativa que promete fortalecer o setor de confecções, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae-RN), está organizando uma série de ações de 19 a 22 de agosto, em Natal/RN. A ação faz parte do programa Exporta Mais 2024, que tem como objetivo promover a conexão entre o comércio exterior e empreendedores de todo o país. Serão contempladas 36 empresas, sendo 9 do Rio Grande do Norte, o que faz do estado o de maior representatividade.

Na programação geral, estão incluídas visitas técnicas a empresas do segmento, desfile de produtos e rodadas de negócios com potenciais compradores internacionais. Estão confirmados 13 compradores provenientes de diferentes países, incluindo Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Uruguai, Peru, Japão, Portugal, Reino Unido, Rússia e África do Sul. Essa ação visa promover a competitividade das empresas potiguares no mercado global e ampliar as exportações de produtos têxteis e de confecções.

Nesta segunda-feira (19), um grupo composto por especialistas da Apex-Brasil, Sebrae e compradores internacionais realizará visitas técnicas às empresas Matersol, Fio a Fio e Areia Dourada. Qualidade, inovação e capacidade produtiva serão alguns dos itens avaliados, com o objetivo de oportunizar um aprendizado com feedbacks valiosos sobre suas operações e produtos.

Graça Menezes, proprietária da Areia Dourada Comércio e Indústria, conta que, durante nove anos, esteve presente em eventos no exterior com o apoio do Sebrae e realizou negociações com países como Espanha e França. “Agora, estamos com uma nova expectativa com esses compradores que estão chegando. Estou muito positiva e preparando uma coleção especial para esta visita. É uma arte sofisticada, sem estampa, mas com acessórios e produtos manufaturados, incluindo uma linha de transparências, brilhos e cores. Estou confiante de que vamos encantar esses compradores e retomar nossas exportações”.

Um desfile das coleções potiguares ocorrerá na terça-feira (20), às 15h30, no Complexo da Rampa. Na quarta-feira (21) e quinta-feira (22), as rodadas de negócios acontecerão na sede da agência Sebrae Grande Natal, localizada na avenida Lima e Silva.

Durante as rodadas de negócios, os empresários terão a oportunidade de se reunir diretamente com compradores internacionais, apresentando seus produtos para formalizar parcerias comerciais. A expectativa é que as empresas possam fechar novos contratos e expandir sua presença em mercados estratégicos.

Pela diversidade e qualidade dos produtos que o Brasil pode oferecer, o setor de confecções é considerado um dos mais promissores para a exportação brasileira. O apoio do Sebrae, que tem vasta experiência em promover o desenvolvimento de micro e pequenas empresas, é fundamental para que essas empresas possam se preparar adequadamente para competir no mercado global.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias