Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Outubro de 2019

Em parceria com jornais, Facebook começa a testar nova aba de notícias nos EUA

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Depois de contratar jornalistas em meados de agosto, o Facebook anunciou o lançamento da versão de testes do Facebook News, sua nova seção dedicada às notícias com esforço de curadoria humana. Similar ao Apple News+ em abordagem, a página foi disponibilizada para cerca de duzentos mil usuários nos Estados Unidos. De acordo com a empresa em uma publicação em seu blog oficial, o News foi desenvolvido proximamente a jornalistas e publishers e inclui como uma de suas maiores ferramentas o “Today’s Stories”, uma página em formato de carrossel que permite ao usuário acessar as principais notícias do dia com curadoria de um time de jornalistas – que o Facebook afirma ser “livre de intervenção editorial” em qualquer nível.

“As pessoas querem se beneficiar de experiências personalizadas no Facebook, mas sabemos que há trabalhos jornalísticos que transcendem a experiência individual. Nós queremos apoiar ambos.” escreve a companhia no anúncio da seção. Além do Today’s Stories, a aba de notícias do Facebook ainda conta com ferramentas importantes como opções de personalização por algoritmo e seções (como entretenimento, negócios, tecnologia e política) para permitir que o usuário esteja sempre sendo informado sem ser restrito por sua bolha.

Ainda há a possibilidade de omitir certos veículos que não interessem ao leitor e linkar assinaturas pré-existentes do indivíduo à conta na rede social. Embora a companhia de Mark Zuckerberg já tenha firmado um conjunto variado de parcerias com conglomerados importantes como o Buzzfeed, o USA Today e o The Wall Street Journal (incluindo acordos que incluem pagamentos aos veículos), o Facebook já disponibilizou um registro oficial para identificar e incluir novos publishers na aba, interagindo com a indústria para ajudar a plataforma a identificar o que eles categorizam como “conteúdo noticioso” – para ser qualificado no processo, porém, estes veículos terão que seguir as diretrizes estabelecidas pela empresa.  As informações disponibilizadas do Facebook News serão divididas em quatro segmentos específicos: generalistas, especialistas, diversos e notícias locais.

Fonte: B9, disponível em: https://www.b9.com.br/116399/com-acordos-de-conteudo-com-jornais-facebook-comeca-a-testar-nova-aba-de-noticias-nos-eua/amp/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias