Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

26 de Março de 2021

Em meio à pandemia, controle do estresse e da ansiedade deve ser intensificado

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

“Papai, respire fundo”. A frase, dita pelo pequeno Anthony, de apenas 12 anos, enquanto o pai dirigia estressado entre um compromisso e outro, mostra uma criança atenta ao que ver, e buscando a melhor solução: respirar para encontrar a calma. O que chama atenção é que Anthony é autista, não costuma falar tanto e só depois que começou a praticar exercícios de respiração com a mãe, Janaína Sá, viu como eles eram importantes – para ele, e para todos. “Agora, ele sabe como não perder o controle e até me ensina quando eu estou ficando estressado”, brinca o pai, Domingos Sávio.

Os exercícios de respiração e atenção plena começaram a fazer parte do cotidiano de Anthony, após a mãe, que é empresária e criadora do Método 3R, buscar conhecimentos teóricos com estudos de publicações sobre a atenção plena, nas universidades de Massachusetts e de Oxford, nos EUA, onde é certificada como Master Avatar pela Star’s Edge International. Lá, ela viu o que eles poderiam mudar a vida da sua família e, assim, passou a praticar.

“Foi muito interessante ver o Anthony, uma criança autista, com dificuldade de concentração e foco, parar, desacelerar, respirar. Desde que começamos a trazer o programa para a nossa rotina, tivemos resultados incríveis. Meu filho agora sabe como manter a calma mesmo quando a situação é de caos e isso faz com que ele consiga se desenvolver melhor nos estudos e nas relações com outras pessoas”, conta Janaína, que decidiu transformar o seu conhecimento num curso, com o objetivo de ajudar outras famílias.

Afinal, a evolução de Anthony foi percebida por todos. “Antigamente, a gente não conseguia fazer uma brincadeira em família porque Anthony não ficava quieto. Agora, temos uma rotina familiar onde jogamos e ele consegue aguardar a sua vez”, relata a irmã mais velha e universitária Laís Sá.

O curso Método 3R é fundamentado em: respiração, relaxamento e reposta. De maneira prática busca trazer esses pontos para o dia a dia da família. O curso, dividido em oito módulos, será aberto para a venda no dia 02 de abril, o Dia do Autismo, mas para ajudar outras famílias, Janaína decidiu criar o mini-curso “Controlando estresse e ansiedade para crianças com atraso no desenvolvimento”, que será ministrado, de forma gratuita e pelo Instagram @paisefilhosespeciais, nos dias 30 e 31 de março, além do dia 1º de abril, sempre às 21h.

“Durante esses três dias abordarei os temas: Substituindo reações automáticas por respostas conscientes, Trazendo foco e concentração para o dia e calma para a hora de dormir e técnicas avançadas para momentos desafiadores. Será uma prévia do que será apresentado no curso, mas pretendo que esse conteúdo chegue a um número maior de pessoas, ajudando famílias como a minha foi ajudada”, conta Janaína.  


Aberto para a venda no dia 02 de abril, o curso será dividido em oito módulos: saindo do piloto automático, apreciação do aqui e agora, apreciação do movimento, apreciação dos sons, superando desafios, apreciando emoções, gratidão e integração. O programa contará com momentos on-line gravados, que ficarão com acesso disponível por um ano, e encontros ao vivo, no formato de mentorias. Nestes momentos, os participantes poderão interagir, por meio de dinâmicas, e tirar dúvidas das aulas já assistidas. Por isso, é indicado que o conteúdo gravado seja iniciado antes das práticas ao vivo. Vale lembrar que as aulas são dinâmicas e rápidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias