Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Junho de 2023

Em maratona de conhecimento, estudantes da Maple Bear Natal desenvolvem soluções para patrimônios do RN

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Discutir os patrimônios da cidade, buscando soluções para o bom uso e preservação. É com esse foco, que Maple Bear Natal começou nesta quarta-feira (21) a etapa final do Hackaton Educacional, uma maratona de conhecimento e inovação que vai propor soluções para esse problema.

O tema central das discussões será “A valorização do patrimônio natural, histórico e cultural de Natal" e os estudantes vão responder a seguinte questão: Como, em pleno século XXI, podemos aliar o desenvolvimento com a conservação dos patrimônios da nossa cidade?". Entre os exemplos dados pela equipe de professores que acompanha o desafio está o processo acelerado de erosão do Morro do Careca, um dos principais cartões postais de Natal.

"Nós escolhemos esse tema diante da sua importância, porque ele está relacionado com o nosso tema gerador que é 'Nação Potiguar', que é a valorização da cultura e dos pilares econômicos, sociais e naturais que formam o Rio Grande do Norte", explica o coordenador pedagógico, Olavo Vitorino.

O debate está relacionado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2015. São 17 metas que devem ser alcançadas pelos países até 2030 (Agenda 2030).

Cerca de 130 estudantes, do 5º ao 9º ano, participam da maratona de conhecimento, empreendedorismo e inovação, que é pioneira no Nordeste. Em 2023, o evento bateu recorde de inscrições e é o maior de todas as edições. A fase final vai até a próxima sexta-feira (23), quando os alunos vão apresentar as soluções que pensaram para o problema durante esses últimos dias. A apresentação acontece das 8h às 12h, no Auditório Luís da Câmara Cascudo, na Maple Bear Natal, no bairro Tirol.

O Hackaton da Maple Bear Natal está na quarta edição e tem como objetivo despertar nos estudantes o protagonismo na busca por soluções de problemas, além de desenvolver habilidades como criatividade, trabalho em equipe, programação, empreendedorismo e inovação. Ao final, eles desenvolvem um jogo em uma plataforma para ilustrar o que foi discutido e a solução proposta. No ano passado, a atividade foi focada na mobilidade urbana e no transporte público na capital.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias