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11 de Fevereiro de 2023

Eletrônicos e eletrodomésticos lideram vendas no e-commerce

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Dados do Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, mostram que os eletrônicos e eletrodomésticos foram os setores que mais aproveitaram a demanda aquecida no e-commerce ano passado, representando 39,3% de compras on-line.  

Apesar de a apuração dos dados do último trimestre do ano ainda não ter sido finalizada, a pesquisa mostra que segmentos mais robustos do e-commerce cresceram em tráfego. Em novembro, o marketplace teve alta de 20% em relação a outubro do mesmo ano.

Os dados são reflexos da Black Friday. Embora a data não tenha atendido às expectativas do mercado e dos lojistas, a sexta mais aguardada do ano movimentou todo o mês de novembro, em razão das ações antecipadas dos lojistas. Dados da Conversion apontam que, em números absolutos, foram 2,63 bilhões de visitas únicas no mês, 13% maior do que o mês de julho, período que até então tinha maior volume de acessos.

Balanço do ano

Um levantamento da Nielsen IQ | Ebit indica que, somente nos seis primeiros meses de 2022, o comércio eletrônico faturou R$ 118,6 bilhões, 6% a mais que no mesmo período do ano anterior.

Em relação à projeção do setor em todo o ano, as expectativas são positivas. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é de R$ 169 bilhões em vendas, R$ 18 bilhões a mais que em 2021. A apuração do último trimestre do ano ainda não foi concluída, porém com uma maior desaceleração no segundo trimestre.

“Houve um maior fluxo de consumidores nas lojas físicas, o que influenciou os resultados nas compras on-line. Outras variáveis também impactaram as compras no comércio eletrônico, como juros altos, inflação e período de eleições”, disse Claudio Dias, CEO da Magis5.

Cartão de crédito lidera uso

Segundo dados da Opinion Box, 82% dos consumidores utilizaram cartão de crédito para as compras. “Os consumidores possuem o hábito de parcelar as compras, então essa modalidade continua como preferida dos brasileiros”, reforça o CEO.

Uma modalidade cada vez mais presente nas compras on-line é o Pix. A quantidade de chaves cadastradas chegou a 478,3 milhões até 31 de julho de 2022, segundo dados do BC (Banco Central). Dados do Mercado Pago apontam que o uso do Pix aumentou em 130% em sua plataforma e deixou o boleto um pouco mais de lado.  

“Esse meio de pagamento é recente, no entanto está cada vez mais presente no uso do consumidor pela praticidade e pela eventual possibilidade de descontos oferecidos pelos lojistas. Isso é positivo para os sellers, que não precisam se preocupar com boletos em datas de grande volume de vendas, como Black Friday e datas comemorativas”, completa Claudio.

Dicas aos lojistas para 2023

O prazo de entrega ainda representa um desafio para os lojistas. Os consumidores estão cada vez mais inquietos para receber seus pedidos on-line, por isso muitos desistem da compra devido ao tempo que leva para receber o produto.

Neste sentido, a dica do CEO da Magis5 é para que os players estejam preparados para atender a essa demanda latente e invistam na operação multicanal e em entregas mais ágeis. “Os consumidores estão cada vez mais ansiosos querendo ter os produtos em mãos o mais rápido possível. Com a volta das lojas físicas, empresas que possuem serviços de entrega expressa ou que possibilitam a retirada terão mais chances de vender e atrair mais clientes”, reforça.

Claudio também recomenda que os lojistas aproveitem o início do ano para fazer um planejamento bem definido e focado nas datas comemorativas do ano.  

“O plano é fator inerente ao sucesso do negócio e é fundamental se antecipar, principalmente se seu comércio tiver maiores picos em épocas sazonais, então tenha ações e metas bem definidas para Carnaval, volta às aulas, Dia das Mães e, principalmente, Black Friday”, recomenda.

Os lojistas também precisam investir em tecnologia e ferramentas que auxiliam o e-commerce ponta a ponta para que os processos sejam bem definidos, mais simples e rápidos, seja para gestão de estoque, seja para expedição, notas fiscais ou mesmo marketing.

Para Claudio, o vendedor que quer se destacar no mercado este ano precisa prestar mais atenção na qualidade e agilidade do seu negócio. “Os lojistas precisam estar atentos à constante mudança do comportamento dos consumidores para não ficarem atrás da concorrência. Uma dica extra é ter em mente que investir em melhorar seus processos não é um gasto, mas, sim, investimento”, completa.

Expectativas da Magis5

O CEO define 2022 como o ano de crescimento e experimento de novas soluções. Para este ano, a meta da empresa é crescer o dobro do ano anterior, mas esse caminho não será feito sozinho. “Entender o que funcionou no ano anterior auxiliou no direcionamento e nas estratégias em 2023. Um dos nossos focos para este ano é trabalhar o ambiente híbrido (digital e físico), uma aposta que tem crescido fortemente na preferência dos consumidores. Além disso, queremos continuar entendo as dores dos sellers para auxiliá-los no crescimento financeiro e profissional”, ressalta o CEO da Magis5.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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