Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Dezembro de 2021

Egressa do IFRN é a primeira técnica de operação e manutenção contratada por empresa internacional

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

De 15 de março a 11 de setembro de 2021, Vivian Costa, 21 anos, foi estagiária da Voltalia, empresa internacional da área de energias renováveis, como prática profissional do curso de Eletrotécnica do Campus Mossoró do IFRN. O que ela não esperava era ter sido contratada como a primeira mulher a ocupar a função de técnica de operação e manutenção (O&M) da empresa, logo após a conclusão de seu estágio.

Da sua experiência, Vivian destaca: "as atividades [de prática profissional na Voltalia] possibilitaram no decorrer desse período conviver não só com a parte técnica do curso, mas também adquirir experiências com outros profissionais diante das diferentes situações que requerem comportamento éticos, além do conhecimento técnico obtido. Após concluir o estágio, surgiu a maior oportunidade da minha vida, que foi ser efetivada na empresa, sendo a primeira mulher a ser contratada pela Voltalia Serviços como técnica de O&M. Hoje sou muito grata a Deus, ao IFRN e a Voltalia pela oportunidade."

Em reunião para discutir a ampliação de parcerias interinstitucionais no último dia 27 com o assessor de Relações com o Mundo do Trabalho da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/IFRN), Victor Varela, a analista de Recursos Humanos (RH) da Voltalia, Lívia Morais, afirmou que priorizaram intencionalmente esse recorte de gênero na seleção. Livia afirmou ainda que estavam muito satisfeitos com a contratação da profissional e, de forma mais ampla, com os estagiários do IFRN. Segundo a analista, a empresa tem a cultura de efetivar entre 60 e 70% de seus estagiários e gostaria de ampliar a parceria com o Instituto.

Egressa do IFRN é a primeira técnica de operação e manutenção contratada por empresa internacional

"Ter uma egressa de um curso técnico como a primeira mulher contratada para determinada função deveria ser um fato comum e não um motivo de comemoração. Mas, infelizmente, ainda não superamos as questões de gênero nas relações de trabalho, sobretudo em áreas técnicas tradicionalmente mais masculinas. Temos fortalecido junto às organizações e instituições públicas e privadas com as quais nos relacionamos valores como paridade de gênero e diversidades de raça, orientação afetivo-sexual, de identidade de gênero e tantas outras, mas ainda temos um longo caminho. É muito gratificante quando vemos resultados concretos, como a contratação de Vivian!", explica e comemora Victor.

Também participou do encontro a coordenadora de estágios e egressos do Campus Mossoró, Lacôncia Lacerda, que não escondeu sua satisfação: "ficamos muito felizes em ver nosso trabalho de formação e orientação reconhecido. O Campus Mossoró está à disposição para seguir efetivando visitas e parcerias como estas". Sobre a reunião, a coordenadora de Extensão do Campus, Sandra Pontes, também pontuou: "esse tipo de articulação é muito importante para o fortalecimento da parceria do IFRN Campus Mossoró com a Voltalia. Não só pela possibilidade de novas oportunidades, mas também por recebermos o retorno positivo sobre as atividades desenvolvidas por nossos alunos, egressos e professores orientadores".

Pela primeira vez, em 2021, a Voltalia recebeu dois estagiários do curso de Eletrotécnica do Campus Mossoró. Na visita remota do dia 27, ambas as instituições se apresentaram melhor e conversaram sobre o fortalecimento de suas relações com a inserção de mais estudantes por meio programa de estágios e do desenvolvimento de projetos conjuntos.

Inicialmente, ficou encaminhada a celebração de um convênio com o IFRN e a análise das possibilidades de convênios com agentes de integração e com a Funcern para o encaminhamento de estagiários de nível técnico, uma vez que a empresa ainda não pode fazer essa contratação direta em razão de normas internas.

A Voltalia é uma organização internacional, fundada na França em 2005, produtora de energias renováveis e prestadora de serviços e soluções no ramo. Desde 2020, tem instalado um centro de operações em Mossoró (RN).

Sobre a presença das mulheres no mundo trabalho, confira o podcast Roda Conversa IFRN, episódio Mulheres Mil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias