Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Março de 2020

Educação pública do RN ampliará o uso de ferramentas digitais no ensino

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Unindo diversos setores ligados à educação digital no âmbito do ensino potiguar, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) realizou na quarta-feira (18) uma reunião com o objetivo de discutir o uso de ferramentas digitais para a continuidade da aprendizagem diante a suspensão das atividades presenciais. Os estudantes em todo o RN estão sem comparecer às escolas, em virtude da medida de prevenção ao novo coronavírus, Covid-19, oficializada pelo Decreto estadual Nº 29.524.

Conduzido pelo titular da SEEC, professor Getúlio Marques, o encontro contou com representantes do Conselho Estadual de Educação - CEE, da União de Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME/RN, do núcleo de tecnologia da Secretaria Municipal de Educação de Natal – SME, do Sindicato das Escolas Particulares do RN - SINEPE/RN, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN, da empresa ESIG Software e Consultoria, do portal educacional ClickIdeia e do grupo Google for Education. 

Pensando em soluções que possam ser utilizadas por todas as redes, a SEEC apresentou a Escola Digital, ambiente virtual de aprendizagem disponível dentro da estrutura do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), disponível em www.sigeduc.rn.gov.br/. “É uma ferramenta que está pronta para ser utilizada por toda a rede de ensino. Por meio dela, os professores podem montar aulas, questionários, atividades, disponibilizar arquivos e selecionar conteúdos externos para os estudantes”, explicou Ana Paula Oliveira Flor, coordenadora de Tecnologias da SEEC. 

Dentro da Escola Digital será possível fazer videoconferências entre professor e alunos, com a apresentação de telas compartilhadas e chat. “Para deixar essa conexão mais estável iremos hospedar esse servidor de vídeo aqui no nosso Estado. Hoje utilizamos um internacional, mas, com o aumento do tráfego, o uso de um servidor local nos dará uma conectividade melhor”, explicou  Gleydson Lima, CEO da E-SIG, empresa criadora do SIGEduc.

Partindo da Escola Digital, o professor terá acesso a uma gama de recursos que serão disponibilizados por meio de outros parceiros, como as mais de 14 mil páginas de conteúdo e 40 mil exercícios disponíveis no portal educacional ClickIdeia. “Nesse momento, abrimos o acesso a todas as escolas por entendermos a necessidade do momento atual. O ensino virtual é uma realidade e devemos buscar sua ampliação”, frisou Manoel Dantas, diretor da instituição. 

Nessa mesma linha, o Google for Education apontou todas as ferramentas gratuitas disponíveis em seu catálogo de serviços e de amplo acesso para estudantes e professores. O IFRN também sinalizou a intenção de contribuir com a construção de alternativas pedagógicas. O instituto utiliza o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE nos cursos à distância do IFRN, bem como no apoio a cursos e atividades escolares. 

“Nosso setor de Tecnologia está organizando a convergência de todas essas ferramentas, criando protocolos e tornando mais objetivo o acesso para que os professores e estudantes possam utilizar esses recursos o quanto antes, sem perder de vista as orientações pedagógicas da SEEC. Estamos denominando esse trabalho de Educação em Movimento. Essa ação ainda terá mais desdobramentos que serão discutidos nos próximos dias”, pontuou o secretário Getúlio Marques. A Secretaria de Educação do RN deve apresentar à rede estadual de ensino o fruto dessa iniciativa, em breve, por meio dos seus canais oficiais de comunicação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias