Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

24 de Junho de 2021

Edital de Economia Criativa do Sebrae seleciona 60 projetos culturais

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Sebrae no Rio Grande do Norte divulgou nesta quinta-feira (24) a relação dos projetos que receberão aporte financeiro do 7º Edital de Economia Criativa – 2021. Foram selecionados 60 projetos nas áreas de música, dança, artes visuais, artes cênicas, literatura, audiovisual e artesanato. Cada um receberá R$ 10 mil como forma de incentivo para a execução, cujo prazo limite é novembro deste ano. Com este montante, o Sebrae soma R$ 2,72 milhões investidos ao longo de sete anos na valorização de novos produtos, eventos, bens culturais e do patrimônio imaterial do Rio Grande do Norte. Confira aqui a lista completa dos projetos.

Esta edição da chamada pública do Sebrae recebeu inscrições de 335 proponentes de iniciativas culturais, das quais 60 foram aprovadas pelo conselho curador e banca avaliadora, que levaram em conta aspectos, como alcance do projeto, conteúdo inovador, potencial criativo e preservação da cultura potiguar. Todos os projetos selecionados foram idealizados por empreendedores culturais e criativos exclusivamente formalizados no Rio Grande do Norte. Mais da metade dos projetos aprovados foi nas categorias de música e audiovisual.

A relação dos projetos consta de 16 iniciativas aprovadas na categoria de música, quatro na área de dança, oito de artes visuais, cinco na parte de literatura. Outros sete projetos foram aprovados para as categorias de artes cênicas,15 de audiovisual, além de cinco projetos de artesãos do Rio Grande do Norte.

“Esses projetos selecionados representarão bem os sete setores apoiados pelo Sebrae. Essas iniciativas apresentaram propostas com alcance social, contribuindo para o fomento do cenário cultural do Rio Grande do Norte.Tivemos setores extremamente concorridos, especialmente o de música e o de audiovisual. Todos os aprovados tiveram em maior parte notas próximas dos 90 pontos, o que demonstra a qualidade dessas idealizações criativas dos nossos empreendedores”, diz a gestora do Projeto de Economia Criativa do Sebrae-RN, Ana Ubarana.

Segundo a analsita técnica do Sebrae-RN, os selecionados terão tambem como apoio do Sebrae a divulgação dos seus projetos. “Lançamos uma página dedicada aos projetos da economia criativa, capacitações exclusivas para apoiar a elaboração dos projetos e vamos divulgar os projetos aprovados em uma seção chamada Agenda Cultural”, promete Ana Ubarana. O site é o https://material.rn.sebrae.com.br/economiacriativa/.

Custeio das despesas

Os recursos que serão repassados a esses empreendedores criativos servirão para cobrir parte das despesas apresentadas na planilha, apresentada no momento da inscrição, conforme o valor da cota e a natureza da despesa, servindo, por exemplo, para o pagamento dos fornecedores, e não diretamente ao autor do projeto. Isso contribui para estimular o empreendedorismo cultural amplo e, ao mesmo tempo, movimentar essa cadeia produtiva, uma das mais atingidas pelos reflexos da pandemia da covid-19.

Devido a este cenário de forte impacto nas atividades culturais e no faturamento do segmento cultural, o Sebrae flexibilizou as exigências para inscrição, dispensando, por exemplo, as certidões negativas dos empreendedores interessados, já que muitos não conseguiram arcar com as obrigações fiscais pela falta de rendimento devido à restrição dos eventos para não gerar aglomeração e aumentar a transmissão do novo coronavírus. A iniciativa do Sebrae foi aprovada pelos produtores culturais, artistas e artesãos. Prova disso foi o número de inscritos e alto nível de qualidade dos projetos apresentados.

Todos os projetos aprovados terão de ser implementados até o dia 30 de novembro próximo e, devido ao cenário de pandemia, sobretudo os concebidos nos formatos híbrido e presencial, precisam ser executados, atendendo aos protocolos de biossegurança e prevenção sanitária. O Edital de Economia Criativa do Sebrae já está inserido no calendário de incentivos culturais do Rio Grande do Norte e acumula diversos projetos de sucesso, apoiados com esses recursos.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias