Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Fevereiro de 2022

Ecossistema de inovação do RN tem dois finalistas no Prêmio Nacional de Inovação

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Uma empresa mossoroense e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal se classificaram entre milhares de empresas, instituições e iniciativas que se inscreveram no Prêmio Nacional de Inovação. Ambos são finalistas da maior premiação para iniciativas inovadoras do país, promovida pela Confederação Nacional da Indústria - CNI e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE. Nesta edição foram 2.172 inscrições de todo o país, das quais 978 foram consideradas válidas e avaliadas.

A Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL), instalada na área rural de Mossoró, e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal, uma ação da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte - FIERN, por meio do COINCITEC/NAGI e parceiros concorrem nas categorias Média Empresa e  Ecossistemas Local de Inovação – ELI, respectivamente.

Os vencedores serão anunciados oficialmente na cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Inovação, que acontecerá no dia 8 de março, às 19h, com transmissão ao vivo pelo Youtube, no canal da CNI. Todos os finalistas concorrem nas categorias de Inovação em Produto, Inovação em Processo, Inovação em Sustentabilidade, Gestão da Inovação (opcional) e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho. A categoria Ecossistemas Local de Inovação reconhece até três ecossistemas com níveis de maturidade: em estágio inicial, em desenvolvimento e em estágio consolidado.

Entusiasmado com o anúncio de que a BQMIL é uma das finalistas do Prêmio Nacional de Inovação, o empresário Marcelo Rosado, afirma que o selo entregue na Premiação assegura também um respaldo importante para a empresa no relacionamento e na prospecção de parceiros para pesquisas, novos projetos de inovação e fornecedores de material que é utilizado na reciclagem e na substituição de matéria-prima. “Estávamos ansiosos pelo anúncio dos vencedores, a exemplo da edição 2018-2019, porque esse reconhecimento é muito relevante para os nossos projetos de sustentabilidade”, afirma o CEO da BQMIL.


A indústria de argamassa BQMIL é conhecida por implantar inovação em seus produtos e processos com uma trajetória nessa área, desde 2009. E conta com diversos serviços e consultorias do Sistema FIERN. A empresa foi uma das três finalistas na edição 2019 do Prêmio Nacional de Inovação. “Já ganhamos em alguns editais pelo Sistema CNI, já fomos parceiros em outros, já recebemos subsídios para fazer parcerias com universidades, desenvolver algumas pesquisas. E ao longo desse tempo elaboramos várias pesquisas”, lembra Rosado.

Ecossistema de Inovação

O Ecossistema de Inovação da Grande Natal articulado entre entidades empresariais, órgãos públicos e instituições acadêmicas, com o objetivo de estimular iniciativas inovadoras, também foi selecionado no Prêmio Nacional de Inovação, na categoria Ecossistema de Inovação, inserida na edição 2021/2022 do prêmio. A nova modalidade premia ações e iniciativas em redes de relacionamento que evidenciem o fortalecimento do Ecossistema Local de Inovação - ELI.


O gerente da Unidade de Negócios, Inovação e Tecnologia do Sebrae-RN, David Góis, considera a classificação do Ecossistema de Inovação da Grande Natal como finalista, o reconhecimento a um ecossistema que vem se fortalecendo a cada dia. “O nosso ecossistema tem objetivos estabelecidos e definidos de forma integrada, gerando inovação e negócios em Natal", enfatiza David.

Segundo a gestora do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação – NAGI da FIERN, Susie Macedo, o reconhecimento do Prêmio vem fortalecer a importância de ações integradas e compartilhadas, visando melhorias e avanços sob a perspectiva de elevar a participação mercadológica do segmento produtivo no estado, bem como, potencializar ações de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para as empresas industriais no RN. “Cabe destacar que as iniciativas submetidas, foram avaliadas por especialistas em ambientes de inovação no âmbito nacional”, ressalta Susie.

Foram submetidos práticas em estruturação, que contam com um volume inicial de potenciais empreendedores, na busca por efetividade e integração dos seus ambientes de inovação, via programas e ações articulados de modo colaborativo com relevância e importância no contexto do ecossistema para a economia na Grande Natal/RN, apoiados  pelo NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do RN), instituído em 2011, pelo Comitê de Lideranças Empresariais pela Inovação e o pelo Comitê de Inovação, Ciência e Tecnologia – COINCITEC.

O Ecossistema é formado pelo grupo composto pela FIERN, SEBRAE, UFRN/IMD, Sempla/Comcit, Sedec e a empresa Água Mineral Cristalina, envolvendo seus parceiros IEL-RN, SENAI-RN, SESI-RN, ISI-ER, IFRN, Fapern, Apec, Seahub Coworking, Repin e BQMIL, que apresentou atividades, ações e resultados obtidos.

O Prêmio Nacional de Inovação tem edições a cada dois anos. Trata-se de uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).  A metodologia de avaliação do Prêmio segue um padrão internacional e foi atualizada conforme as novas diretrizes da quarta edição do Manual de Oslo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias