Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

22 de Outubro de 2020

EAJ conquista 1ª e 2ª colocação em etapa da Olimpíada de Robótica

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ-UFRN) participou da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica na modalidade prática de simulação, conquistando o pódio com equipes no primeiro e segundo lugares. Para a próxima fase, são classificadas as três primeiras equipes de cada estado, desde que sejam de escolas diferentes. Com isso, a equipe MechaháibaCop, que obteve o primeiro lugar, será a representante da EAJ e do RN na etapa nacional, que acontece de 10 a 14 de novembro. 

A equipe MechaháibaCop é formada pelos alunos Eduarda Rodrigues Chiesa, Gabriel Sebastião do Nascimento Neto, Maria Clara de Carvalho Almeida e Miller Matheus Lima Anacleto Rocha (todos do 2º ano do Curso Técnico em Informática). Já o segundo lugar ficou com a equipe Cangaço, formada pelos alunos Elizaelton dos Santos Wanderley, José Gean de Macedo Alves, Mclincon Marcolino Rosas de Lima e Thiago Vinicius Cardoso Lopes (todos do 3º ano do Curso Técnico em Informática).

Na modalidade prática de simulação, as equipes, constituídas de dois a quatro integrantes, devem programar um robô com seus sensores e atuadores, através do simulador sBotics, para realizar o resgate de vítimas em um ambiente com diversos desafios a serem superados. Para tal, conhecimentos de programação, eletrônica, matemática e outras áreas afins devem ser aplicados.

EAJ na competição

Desde 2017, a Escola Agrícola de Jundiaí, através da coordenação do professor Leonardo Teixeira, tem participado da Olimpíada Brasileira de Robótica, tanto da modalidade prática como da teórica. Devido à pandemia da covid-19, a competição prática tradicional da Olimpíada no formato presencial foi substituída por duas modalidades: a de apresentação e a de simulação.

Essa é a primeira vez que a EAJ conquista pódio na competição. Segundo o professor Leonardo, esse resultado foi uma recompensa para o esforço dos alunos que, mesmo em período de ensino remoto e todos os seus desafios, permanecem motivados e ativos na busca do conhecimento. “O resultado foi excelente, pois além da classificação estadual, as equipes obtiveram pontuações interessantes, o que coloca a nossa representante em situação de igualdade para a disputa da etapa nacional”, disse.

Outras quatro equipes da EAJ participaram da competição: A força, Alpha Robots, Infodalj  e Robin Ótica, que somadas às duas equipes premiadas totalizaram 22 alunos participantes.   

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias