Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Maio de 2023

Doenças raras: geneticista potiguar que atua no Sírio Libanês, em SP, realiza atendimentos em Natal

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Malformações congênitas, teste do pezinho alterado, doenças neurodegenerativas, predisposição hereditária ao câncer e infertilidade são algumas condições genéticas diferentes que podem ser identificadas e tratadas por um médico geneticista. Apesar da importância, a ausência desse profissional é uma realidade no país e aqui no Rio Grande do Norte.

Em sua quase totalidade, o médico geneticista cuida dos pacientes com doenças consideras raras, participando do diagnóstico e tratamento. Além disso, pode atuar laudando exames genéticos, fazendo pesquisa clínica em universidades e coordenando serviços de referência de doenças raras e triagem neonatal.

São diversas as manifestações das doenças genéticas, tendo grande interface com todas as especialidades da medicina, em especial com a pediatria, neurologia, oncologia e medicina reprodutiva.

Nesta segunda-feira (15), o médico geneticista Matheus Castro vai estar em Natal com agenda aberta para atendimentos. O profissional é formado pela UFRN e tem Residência em Genética Médica e especialização em Neurogenética pela USP. Atualmente, ele é médico geneticista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP e da retaguarda do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo/SP.

“Praticamente todo mundo pode precisar de um médico geneticista, mas os pacientes com muitos casos de câncer na família, doenças neurodegenerativas em idade precoce, teste do pezinho alterado e com suspeita de uma doença rara, dentre outros, exigem um acompanhamento mais de perto. É possível ainda fazer o aconselhamento genético de famílias com casos já diagnosticados, ou casais com desejo reprodutivo”, explicou Matheus Castro.

As consultas ocorrem na Clínica Médica do DNA Center, em Natal, na R. Major Laurentino, 1220, Tirol. Para agendar, basta entrar em contato pelo número (84) 4007-2595 (fixo e whatsapp). Mais informações em @dnacenterlab.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias