30 de Outubro de 2019
Documentário sobre aposentadoria e seus aspectos emocionais é lançado em Natal
[0] Comentários | Deixe seu comentário.O documentário “Um Tempo Sem Lugar” estreiou nesta quarta-feira (30), no auditório do Sebrae em Natal, com acesso gratuito. A produção aborda a relação das pessoas com a aposentadoria. Após a exibição do filme, haverá um bate-papo sobre a temática
Produzido pelo Jardim de Histórias, formado pelas psicólogas Alessandra Macêdo, Ana Andréa Maux e Geórgia Hackradt, o curta metragem de cerca de 16 minutos, tem direção e fotografia de Giovanni Sérgio. O time de psicólogas também assina a direção do filme, que está em produção desde 2018.
Ligada ao tema desde 2014, Alessandra Macedo, trabalhou na implantação do programa de preparação para aposentadoria em instituições públicas e privadas do Estado e percebeu a necessidade de compartilhar o sentimento que as pessoas nessa fase vivenciam.
“No momento atual do país, há muita preocupação com a reforma da previdência e as questões financeiras ligadas à aposentadoria, no entanto é necessário voltar os olhos também para o lado emocional, dessas pessoas que passaram, muitas vezes, uma vida inteira ligada a um único trabalho”, explica a psicóloga.
Por meio de depoimentos informais e espontâneos, são retratadas histórias de 5 pessoas que passaram ou vivenciam essa etapa da vida, preparando-se para a despedida do trabalho e construção de novos projetos de vida.
Segundo Geórgia Hackradt, também integrante do Jardim de Histórias, a preparação para aposentadoria, seja ela através de curso ou de um processo individual de reflexão, auxilia no enfrentamento de questões comuns à essa etapa da vida. "Pensar nesse "tempo sem lugar" é se disponibilizar a viver a nova etapa que se inicia. É pensar nos medos, nas angústias, mas é também um tempo de se redescobrir enquanto indivíduo. Quem sou eu, para além do trabalho?", pontua.
O documentário conta com patrocínio da Prefeitura Municipal do Natal, através do Programa Djalma Maranhão e do aporte financeiro da Plano Urbanismo e do Sebrae/RN, por meio do edital Economia Criativa 2019.
Jardim de Histórias
Formado por três psicólogas, o Jardim de Histórias surgiu em 2014 com a proposta de ampliar as discussões dos diversos arranjos familiares e suas vinculações afetivas. Em 2017, o grupo lançou o documentário Entrelaços (https://www.youtube.com/watch?v=N5ZxUAV6pyI), com a proposta de desmistificar a adoção.
Para o próximo ano, o Jardim de Histórias trabalha para o lançamento de um livro infantil sobre família e seus diferentes arranjos. Unindo a Psicologia e a arte, o Jardim de Histórias é um espaço de diálogo que busca, através de estudos e ações, entrelaçar essas duas paixões.