Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

17 de Julho de 2024

Docente e egressas do UNI-RN publicam pesquisa sobre óleo terapêutico para doenças inflamatórias em revista internacional

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O professor André Davim, neurocientista, anatomista, pós-doutor em Neurociência e docente do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), publicou, ao lado das egressas dos cursos de Psicologia e Nutrição, respectivamente, Beatriz Fraifer Dantas Palhano e Laíse Beatriz Trindade da Silva, o artigo científico “Bullfrog Oil and its Potential Anti-inflammatory effects as Neuroprotective Therapy in Sepsis-associated Encephalopathy”, que buscou estudar o óleo da rã-touro e seus potenciais efeitos anti-inflamatório e neuroprotetor na encefalopatia associada à sepse.

O artigo, publicado no Journal of Psychiatry and Neurochemistry Research, é fruto de uma parceria entre o laboratório de produtos naturais e inflamação do UNI-RN, o laboratório de Neurociência do Hospital Sírio Libanês de São Paulo, (HSL), o instituto de psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) e o laboratório de tecnologia de tensoativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Os pesquisadores envolvidos sugeriram que o óleo da rã-touro - óleo de origem animal obtido a partir do reaproveitamento biotecnológico do tecido adiposo do anfíbio Rana catesbeiana e na forma in natura e microemulsionada - são promissoras como substância terapêutica para tratamento da sepse e outras doenças inflamatórias que prejudicam diversos tecidos, incluindo o cerebral. Eles apontam que o efeito anti-inflamatório está associado à sua composição química, visto o alto teor de ácidos graxos poli-insaturados.

De acordo com os resultados obtidos em pesquisas anteriores e já publicados pelo professor André Davim, o óleo da rã-touro foi comprovadamente um insumo bioativo capaz de atuar contra processos inflamatórios, ampliando assim o conhecimento sobre os mecanismos fisiológicos antagônicos aos processos inflamatórios que resultam em danos pulmonares, musculares e neurológicos.

Sobre André Davim

André Davim é professor e coordenador do Núcleo Morfofuncional e diretor do Museu de Anatomia do UNI-RN. Formado pela UFRN, é bacharel em Ciências Biológicas (modalidade médica), especialista em Genética, mestre em Genética e Biologia Molecular, doutor em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos e pós-doutor em Química pela UFRN e em Neurociência pelo Hospital Sírio Libanês de São Paulo. Davim também é professor convidado, desde 2010, do Mt San Antonio College, nos Estados Unidos e recentemente (2022 e 2023) ministrou aulas de anatomia no programa de residência internacional na Universidade de Harvard e no Cambridge College.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias