Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Setembro de 2018

Doação da Amazon à Wikipédia revela o quanto gigantes de tecnologia lucram com produtores de conteúdo sem pagar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Cada vez mais comuns nos lares das pessoas, os assistentes de voz das grandes empresas de tecnologia seguem a mesma mecânica de negócios que faz as moedas tilintarem nos cofres dessas companhias. Para funcionarem bem, Siri, da Apple, Alexa, da Amazon, e Assistant, do Google, usam e abusam do conteúdo de terceiros, neste caso da Wikipédia, enciclopédia com base na internet. Como contrapartida ao uso de informações que garantem o sucesso de seus equipamentos, os gigantes de tecnologia pouco ou quase nunca contribuem financeiramente com a Wikipédia. Nesta semana, porém, segundo o site da ANJ, a Amazon investiu US$ 1 milhão no site que reúne conhecimento universal e criou a expectativa de que isso possa motivar demais empresas digitas a fazer o mesmo.

De acordo com a matéria, não há como negar que a doação da Amazon está diretamente associada ao quanto importante é a Wikipédia para que seu Alexa possa atender com eficácia a determinadas solicitações dos usuários. O assistente da Amazon, informa o jornal francês Les Echos, é configurado com várias centenas de programas que, ao som de uma certa frase, permitem ao equipamento acionar um programa interativo, tal como uma agenda. Na ausência de tais programas, o Alexa opera no modo padrão como um mecanismo de pesquisa, transformando o som em palavras-chave de busca na web. Geralmente, usa a interface de programação da Wikipédia.

Além disso, os recursos da Amazon vieram alguns meses depois que Lisa Gruwell, diretora de receita da Wikimedia Foundation, que gerencia o Wikipédia, reclamou da pouca ou nenhuma contrapartida das gigantes online. "Nosso conteúdo está aqui para ser usado. Tem licença livre por uma razão específica. Ao mesmo tempo, é como o meio ambiente. Está lá para ser utilizado, mas não para ser explorado. Precisamos de empresas que usem nosso conteúdo para nos pagar de uma forma ou de outra", afirmou a executiva em março passado ao site TechCrunch.

A Wikipédia não tem fins lucrativos, mas precisa ser financiada para permanecer online e com qualidade. Sem especificar a razão para a doação da Amazon, a Wikimedia Foundation disse em comunicado que "cada vez mais empresas estão usando o conteúdo da Wikipédia, o que nos encoraja a buscar apoio sustentável e proporcional das organizações em relação ao nosso significativo trabalho".

O passo dado pela Amazon, bem como pelo Google – em 2017, a empresa doou US$ 1 milhão à enciclopédia digital –, ainda é pouco diante da capacidade de engajamento dos assistentes de voz. Enquanto na web, em dispositivos físicos e móveis, a Wikipédia pode solicitar regularmente doações de seus usuários por meio de banners em seu site, assistentes como o Alexa nunca pedem aos seus usuários em voz alta para ajudarem no financiamento da enciclopédia, relata o Les Echos.

Foto/Reprodução/The Wall Street Journal. Fonte: ANJ, disponível em: https://www.lesechos.fr/tech-medias/hightech/0302311161512-pourquoi-amazon-donne-1-million-de-dollars-a-wikipedia-2208543.php#xtor=EPR-8-%5B18_heures%5D-20180926-%5BProv_paywall1_article%5D-2698737

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias