Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Junho de 2021

Digitalização de processos documentais se torna regra no pós-pandemia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Organizações sem processos digitais têm dez vezes mais chances de perder os clientes. O dado alarmante foi divulgado no estudo “Digital Document Processes in 2020: A Spotlight On E-Signatures”, realizado em agosto de 2020 pela Forrester Consulting com líderes empresariais de diversos segmentos. 

O objetivo do levantamento é entender a importância da digitalização dos fluxos documentais nos negócios durante a pandemia. A pesquisa identificou que 72% dos líderes empresariais acreditam que documentos digitais permitem a continuidade dos negócios durante imprevistos. Entre os diversos serviços digitais necessários para a manutenção dos negócios está o de assinatura eletrônica - 60% das empresas relataram que assinaturas eletrônicas auxiliam na resiliência dos negócios. 

O senior channel manager de Adobe Sign no Brasil, Eduardo Jordão, ressalta que, à medida que o trabalho remoto avança, soluções digitais como a assinatura eletrônica proporcionam agilidade, economia de custos e tempo na rotina empresarial. “Serviços de assinatura eletrônica geram uma economia para as empresas de 6 dólares por fluxo de assinatura e reduzem em até 96% o tempo do ciclo de um único documento físico: de uma média de sete dias para somente duas horas”, explica.

Para o executivo da Adobe Sign, a digitalização dos fluxos documentais, incluindo o uso de serviços de assinaturas eletrônicas nas empresas, é um caminho sem volta. Os dados da pesquisa comprovam que 59% das empresas aumentarão os investimentos em processos digitais nos próximos 12 meses. 

Vantagens para clientes e funcionários   

A pesquisa também avaliou o impacto da utilização de documentos digitais para clientes e funcionários das empresas entrevistadas: 66% dos colaboradores desejam alternativas digitais para o trabalho diário e igualmente 66% dos consumidores pedem soluções digitais como assinaturas eletrônicas. 

“Das empresas que já adotam serviços de assinatura eletrônica, 40% notaram um aumento na satisfação do cliente. Durante a pandemia, muitas companhias perceberam a relevância de ter uma rotina de trabalho mais ágil e automatizada, com processos digitais como forma de prestar um bom serviço para os clientes”, conclui Jordão. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias