27 de Junho de 2021
Digitalização de processos documentais se torna regra no pós-pandemia
[0] Comentários | Deixe seu comentário.Organizações sem processos digitais têm dez vezes mais chances de perder os clientes. O dado alarmante foi divulgado no estudo “Digital Document Processes in 2020: A Spotlight On E-Signatures”, realizado em agosto de 2020 pela Forrester Consulting com líderes empresariais de diversos segmentos.
O objetivo do levantamento é entender a importância da digitalização dos fluxos documentais nos negócios durante a pandemia. A pesquisa identificou que 72% dos líderes empresariais acreditam que documentos digitais permitem a continuidade dos negócios durante imprevistos. Entre os diversos serviços digitais necessários para a manutenção dos negócios está o de assinatura eletrônica - 60% das empresas relataram que assinaturas eletrônicas auxiliam na resiliência dos negócios.
O senior channel manager de Adobe Sign no Brasil, Eduardo Jordão, ressalta que, à medida que o trabalho remoto avança, soluções digitais como a assinatura eletrônica proporcionam agilidade, economia de custos e tempo na rotina empresarial. “Serviços de assinatura eletrônica geram uma economia para as empresas de 6 dólares por fluxo de assinatura e reduzem em até 96% o tempo do ciclo de um único documento físico: de uma média de sete dias para somente duas horas”, explica.
Para o executivo da Adobe Sign, a digitalização dos fluxos documentais, incluindo o uso de serviços de assinaturas eletrônicas nas empresas, é um caminho sem volta. Os dados da pesquisa comprovam que 59% das empresas aumentarão os investimentos em processos digitais nos próximos 12 meses.
Vantagens para clientes e funcionários
A pesquisa também avaliou o impacto da utilização de documentos digitais para clientes e funcionários das empresas entrevistadas: 66% dos colaboradores desejam alternativas digitais para o trabalho diário e igualmente 66% dos consumidores pedem soluções digitais como assinaturas eletrônicas.
“Das empresas que já adotam serviços de assinatura eletrônica, 40% notaram um aumento na satisfação do cliente. Durante a pandemia, muitas companhias perceberam a relevância de ter uma rotina de trabalho mais ágil e automatizada, com processos digitais como forma de prestar um bom serviço para os clientes”, conclui Jordão.