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03 de Setembro de 2022

Dicas para melhorar a experiência do usuário em aplicativos

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Com o mercado mobile cada vez mais em ascensão, empresas investem em aplicativos para aumento da base de clientes e, consequentemente, para aumento da taxa de conversão em vendas. A realidade é que, tão grande quanto as inúmeras estratégias disponíveis no mundo dos negócios, o mesmo acontece dentro do universo móvel. Diante disso, a constante busca por evolução e boa performance acaba sendo fator crucial para o sucesso de um aplicativo.

Isso porque, a maioria dos usuários de aplicativos mobile – cerca de 70% deles, opta por abandoná-lo quando ele demora muito tempo para carregar. Sendo assim, é preciso investir em performance já que um atraso de um segundo na resposta pode resultar em uma redução de 7% na taxa de conversão. Ainda, cerca de um a cada dois aplicativos é desinstalado no primeiro mês de download.

“A performance do aplicativo pode tanto ajudar quanto atrapalhar o sucesso da empresa, pois ela está diretamente vinculada ao uso prolongado e à retenção de usuários. E a performance vai muito além da experiência no front-end, ela também trata das funcionalidades disponíveis, usabilidade do app, velocidade e resposta às interações do usuário”, destaca Sylvia Caiuby, Head de Customer Success na AppsFlyer – líder global em atribuição e análise de dados para aplicativos.

Considerada um componente fundamental do desenvolvimento de aplicativos, a performance também inclui, mas não se limita a otimizar a confiabilidade da rede e do dispositivo para o aplicativo. Outras etapas como tempo de resposta, renderização de tela, falhas e consumo de energia podem ser facilmente executadas para melhorar a experiência do usuário.

Entre as melhores práticas, confira 2 dicas de especialistas do mercado para aprimorar o desempenho do seu app:

- Checar a performance da rede móvel

Quando se trata de aplicativos mobile, a primeira coisa que é necessário avaliar é a performance em funcionalidades como Wi-Fi, 4G ou 5G. “De modo geral, os usuários têm pouca ou nenhuma paciência para a inicialização lenta ou uma longa espera - poucos segundos - por carregamentos no app. Para isso, os desenvolvedores devem garantir que seus aplicativos funcionem em várias redes antes que surjam problemas que podem arruinar a experiência no aplicativo”, enfatiza Sylvia.

Para maximizar ainda mais as velocidades de rede e os tempos de resposta do aplicativo, o especialista também recomenda reduzir o número de redirecionamentos de URLs nas telas; evitar animações em Flash; investir em hospedagens pagas que oferecem suporte com um servidor de alto desempenho e, ainda, manter um banco de dados nativo. Além disso, um servidor de backup também é ideal, pois garante que o usuário acesse o aplicativo mesmo quando o servidor principal estiver inativo.

- Verificar a performance do dispositivo

Aplicativos com bugs, falhas e que consomem a memória e a vida útil da bateria, claramente precisam de otimização urgente. Apesar disso, é importante primeiro avaliar o próprio dispositivo em si. O primeiro passo para isso, de acordo com o especialista, é a otimização dos tempos de renderização da tela. “Sabemos que os usuários querem aplicativos rápidos, mas se ele não tiver uma boa renderização, ele não conseguirá interagir de maneira eficaz no app e não conseguirá se engajar com os recursos disponíveis”, conta Sylvia Caiuby. 

Como recomendação, Sylvia sugere avaliar a renderização do app em diferentes sistemas operacionais, como Apple e Android, e nos diferentes tamanhos de tela, como desktop e celular, assim como também manter uma consistência dos tamanhos das fontes e imagens para melhorar os tempos de renderização da tela. 

A memória e a duração da bateria também são dois elementos cruciais para os usuários mobile, devido a realidade dos dispositivos móveis atuais que não disponibilizam tanta memória e bateria para o usuário. Por este motivo, quanto menor o consumo por parte do aplicativo, melhor será a vivência do consumidor. “Ao otimizar um aplicativo mobile, as chances de retenção e conversão são maiores, o que ajuda na fidelização do usuário e faz com que ele volte mais vezes para comprar. Usuários em potencial que vivenciam uma má experiência na ferramenta, não irão apenas desinstalar o aplicativo. Quando estiverem frustrados, é provável que eles procurem um app concorrente para atender às suas necessidades, e ainda virem detratores daquela marca que trouxe esta experiência ruim. Portanto, cada detalhe importa para o consumidor e a busca constante por alta performance do app se faz essencial”, conclui Sylvia Caiuby.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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