Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

02 de Agosto de 2022

Dia dos pais deve movimentar R$24,09 bilhões no comércio, revela pesquisa CDL Natal CNDL/SPC Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Agosto começa com boas perspectivas para o comércio, e o responsável por isso é o dia dos pais, comemorado no segundo domingo de agosto, este ano dia 14/08. De acordo com levantamento realizado pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, a data deve movimentar R$ 24,09 bilhões no comércio e 63% dos consumidores pretendem comprar presentes para celebrar o Dia dos Pais.

Em relação aos gastos, 34% têm intenção de gastar o mesmo valor que em 2021, 29% desejam desembolsar mais, e 26% querem gastar menos. Dos que pretendem gastar mais, 50% desejam comprar presentes melhores, 49% acreditam que os preços dos produtos estão mais altos e 19% querem comprar mais presentes. Já entre aqueles que pretendem gastar menos, 37% querem economizar, 36% estão com o orçamento apertado, 20% citam as incertezas do cenário econômico e 18% precisam pagar dívidas atrasadas. A pesquisa aponta ainda que o valor médio dos gastos será de R$236,77 ao todo.

Os consumidores pretendem comprar, em média, 1,8 presentes, presentes de custo menor, mas que um complementa o outro. Não fugindo às tradições, o consumidor revelou que na hora de comprar o presente a tendência é investir em itens de vestuário. Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

 Quanto à forma de pagamento, A grande maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (29%), dinheiro (25%), no cartão de débito (24%). 37% preferem pagar a prazo, principalmente com parcelas no cartão de crédito (33%). A média geral é de 3,4 prestações. O hábito de pesquisar preços e promoções continua forte entre os consumidores. Oito em cada dez deles (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utiliza sites/aplicativos (73%), lojas de shopping (53%), as redes sociais (41%), e lojas de rua (38%). Para 75% dos entrevistados que fizeram compras na data em 2021, os produtos estão mais caros este ano; 17%acreditam que estão na mesma faixa de preço; e 8% que estão mais baratos.

Chama atenção no levantamento o fato de que alguns consumidores informaram que pretendem dividir a compra do presente com outra pessoa. O número não é grande, 14%, contudo reflete a dificuldade financeira de parte dos consumidores, pondera o presidente da CDL Natal José Lucena "Presentear é algo muito forte na nossa cultura, principalmente em datas comerciais, e por isso estamos otimistas. Esse fato de partilhar a compra com alguém demonstra a força das datas comerciais nas vendas, uma vez que mesmo com dificuldade, o consumidor encontrou uma alternativa para presentear no dia dos pais”, afirmou.

Quando questionados sobre quem pretende  presentear, 65% responderam o próprio pai, 21% o esposo, 13% o pai de seus filhos e 10% o sogro.A pesquisa aponta também que oito em cada dez entrevistados (79%) pretendem realizar a maioria de suas compras nos canais off-line, principalmente em shoppings centers (35%), nos shoppings populares (17%) e em lojas de departamento (14%).Por outro lado, as compras pela internet também têm papel bastante relevante na preferência dos consumidores, já que 43% dos entrevistados pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, sendo que 70% destes comprarão em sites,64% em aplicativos e 21% no Instagram. Quando se trata de escolher o local de compra do presente, 50% são influenciados pelo preço, 42% pela qualidade dos produtos, 39% pelas promoções e descontos, e 31% pelo frete grátis.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias