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11 de Março de 2023

Dia do Consumidor| especialistas reúnem dicas de como estreitar relacionamento e engajar clientes dos mais variados segmentos

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Seja para varejistas de moda, eletrônicos, alimentos ou quaisquer outros setores, conquistar, fidelizar e engajar clientes figuram como uns dos principais objetivos de negócio. Com um público cada vez mais exigente e consciente sobre sua influência no comportamento das marcas, tem se tornado cada vez mais importante e desafiador estreitar relacionamento com aqueles que dão sentido à existência da empresa.

No próximo dia 15 de março celebra-se o Dia do Consumidor, e justamente para ajudar empreendedores e empresas que trilham a jornada de conquistar novos clientes e fidelizar os que já conhecem o negócio, 12 especialistas de diversas áreas, que vão de investimentosconsórcios tecnologia até comunicação marketingmobilidadebeleza saúde, destacam abaixo dicas de como promover uma aproximação genuína com os consumidores e fazer destes os embaixadores da marca.

Comunicação personalizada para os novos consumidores

Hoje há uma unanimidade entre as marcas: é preciso direcionar esforços para atrair e fidelizar a geração Z. Trata-se de um público que já representa 32,7% da população mundial, figurando como parte relevante entre os economicamente ativos. Tendo como principal característica serem os primeiros nativos digitais, os consumidores mais jovens têm ditado e conduzido, com maestria, os rumos de consumo em todo o mundo, e à medida que seu poder de compra aumenta, os varejistas e marcas precisam investir em pesquisas e aprender os novos hábitos de compra.

Para Filipe Ratz, CEO e diretor executivo da Pira, empresa especializada na criação e realização full service de projetos com foco na construção e fortalecimento de comunidades digitais, se aproximar da geração Z vai além do básico de que é preciso conhecer o seu público-alvo. “Além de já se posicionarem como tomadores de decisão, os consumidores mais jovens têm adotado uma postura de vigilância quanto ao posicionamento das marcas. Eles não só acompanham as ações das empresas, como criticam e cobram melhorias”, diz.

Luiz Menezes, nativo digital e fundador da Trope, martech especializada em soluções de negócios para marcas com foco na geração Z, concorda que os consumidores nascidos a partir de 1995 estão cada vez mais ditando tendências e comportamentos, sendo assim protagonistas das jornadas de interações com as empresas. Isso faz com que sejam constantemente observados pelas marcas, que muitas vezes criam suas estratégias a partir do que está viralizando ou está em alta no momento. Desta maneira, as empresas conseguem rejuvenescer suas ideias e sair de paradigmas ultrapassados.

Menezes diz ainda que apesar do destaque da geração Z quando se trata de consumo, muitas pessoas têm uma ideia errada sobre esse público, taxando-o como jovem demais, irresponsável ou imaturo. “Boa parte dos nativos digitais já são adultos, maiores de idade, pagam contas e consomem os mais variados tipos de produtos ou serviços, tendo grande relevância no momento que as marcas querem fazer algum tipo de movimentação nas redes sociais, visto que são maioria nesse nicho. A GenZ é crítica e autêntica, com vontade de falar e fazer acontecer, só precisa de uma oportunidade para ser ouvida”, aponta. Ele destaca que se tratando de consumo, até mesmo os menores de idade são influenciadores das gerações mais velhas, ditando tendências e induzindo, ou não, à compra, pelo alto consumo das redes e de conteúdos que possam envolver a compra de um produto ou serviço.

Uso de tecnologia para otimizar e facilitar a jornada de compra

Com tantos avanços na área de tecnologia, cada vez mais surgem ferramentas e recursos que facilitam e ajudam os consumidores a atingirem seus objetivos de compra. Neste sentido, Bruno Pinheiro, CEO e fundador da Turn2C, infraestrutura de inteligência artificial (IA) para o mercado de consórcio, destaca a necessidade de a tecnologia ser utilizada a favor do cliente, de forma a aprimorar a sua experiência com a empresa. 

“Recentemente investimos em uma nova solução que tem como principal objetivo impactar o consumidor final: o primeiro chatbot que faz simulações online de consórcio com uso da IA possibilita que o cliente tenha mais autonomia e o ajuda a reduzir custos de operação em todo o processo. Hoje o cliente busca facilidade, autonomia e poder de decisão, e a adoção de ferramentas tecnológicas é o caminho para se promover esses benefícios, não apenas para produtos e serviços digitais, mas também para os serviços tradicionais, como é o caso do consórcio”, destaca.

Já na área de de transportes e sustentabilidade, surgem novas soluções de mobilidade corporativa do Brasil focadas em veículos elétricos com o uso da tecnologia. De acordo com Guilherme Cavalcante, CEO da  UCorp, as iniciativas possuem o propósito de democratizar a mobilidade elétrica no segmento B2B. “Utilizamos um método ágil, que permite a gestão de projetos de forma mais adaptável às mudanças; com inovações de ponta e um time de alta performance”, explica. 

Plataformas de gestão: evitar que consumidores percam tempo com burocracias

Aderir a uma tecnologia que permite a automatização dos processos é uma dica que muitos especialistas trazem aos empreendedores, principalmente devido aos benefícios que chegam ao consumidor final. Marcelo Navarini, Diretor do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company, destaca que ao facilitar a operação de um pequeno ou médio negócio, há mais espaço para que o cliente seja priorizado, uma vez que não é necessário se preocupar com questões burocráticas.

“A importância de poder contar com um sistema ERP está principalmente ligada ao tempo que é economizado com aspectos ligados à gestão do negócio. Se o vendedor, por exemplo, gastar menos parte do seu tempo em tarefas como cadastro de estoque, ele poderá oferecer um serviço e um atendimento de maior qualidade para seu consumidor final, fator este fundamental para estreitar relacionamento e engajar clientes”, diz.

Essa noção também é enfatizada pela equipe da eNotas, solução tecnológica da Hotmart Company que automatiza 100% do fluxo de emissão de NF-e em qualquer cidade do Brasil. A startup oferece ferramentas para que o processo de emissão de notas fiscais seja intuitivo, além de contar com um atendimento diferenciado e disponibilizar inúmeros materiais gratuitos com o foco no infoprodutor. “Sabemos que o potencial dos empreendedores inseridos no contexto digital é muito amplo, por isso, buscamos facilitar o processo de emissão de NFs, que é um aspecto muito burocrático no dia a dia destes negócios. Assim, aqueles que contarem com nossos serviços terão uma disposição maior para melhorar a qualidade de seus produtos”, pontua o CEO, Christophe Trevisani. 

Como apontado acima, o consumidor focal também pode ser uma outra empresa, que busca nos serviços contratados uma forma de otimizar seu negócio para que haja mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: o consumidor final. A variedade de plataformas de gestão disponíveis no mercado é extensa, por esse motivo muitas empresas buscam se especializar na criação de soluções para determinado nicho, como é o caso da Tecnofit, principal plataforma de gestão fitness do Brasil, responsável por desenvolver sistemas voltados especificamente para a administração de negócios deste segmento.

“Quando pensamos no consumidor final, temos que levar em consideração que a sociedade tem mudado seu pensamento sobre as atividades físicas e o desafio é encantar esse potencial cliente. Precisamos identificar oportunidades de entregar experiências únicas para os clientes, fazendo com que se sintam cada vez mais impulsionados em seguir em frente, com soluções tecnológicas que dê mais autonomia para usufruir dos produtos ou serviços adquiridos da forma que lhe seja mais conveniente", destaca.

Responsabilidade social: adoção de práticas sustentáveis nos negócios

Como já mencionado neste texto, os consumidores têm acompanhado a adoção de práticas ESG pelas empresas, e quando o consumidor final é um investidor esse fator ganha ainda mais peso. É o que destaca Celina Vaz Guimarães, sócia e responsável pela Relação com Investidores da Paladin Realty, uma das principais e mais sólidas gestoras de fundos de investimentos imobiliários dos Estados Unidos e que atua no Brasil na originação e gestão de desenvolvimentos imobiliários.

“A aplicação de políticas e práticas ESG é muito importante para todos os setores da economia e com o mercado imobiliário não é diferente. A busca por certificados que atestem o bom uso de recursos energéticos e a baixa emissão de carbono torna o negócio ainda mais atrativo para potenciais investidores”, diz.

O papel da indústria da construção civil é fundamental na busca pela redução de impacto no meio ambiente, uma vez que o setor é um dos maiores responsáveis pela emissão de gases do efeito estufa no planeta. “Os consumidores estão cada vez mais conscientes quanto à sua responsabilidade, em especial, quando falamos em questões relacionadas ao meio ambiente. Acredito que em todos os segmentos há espaço para que sejam estudadas possibilidades de tornar o negócio cada vez mais sustentável e atraente para o consumidor final”, finaliza.

Se preparar para o futuro de consumo e das interações

As tendências do consumo estão em constante mudança e evolução, principalmente com os adventos tecnológicos que surgem a todo momento. Atentas a esse universo, Adriana Molha e Ana Wadovski, sócias-fundadoras da Go Digital Factory - empresa que desenvolve soluções para educar pessoas sobre Web3, Metaverso e a Nova Geração de Tecnologias, acreditam que a Web3 estará no mainstream em, no máximo, 5 anos e isso faz com seja fundamental que marcas se preparem para atender essa potencial demanda.

De acordo com Adriana, a próxima fase da internet vai impactar profissionais e negócios dos mais variados segmentos. “Hoje a nova geração de tecnologias já tem sido implementada em todos os setores da economia. Em pouco tempo estará na rotina das empresas e dos consumidores também”, afirma. Ana complementa afirmando ser imprescindível entender como essa nova realidade mudará os segmentos de mercado. “Precisamos saber identificar oportunidades para nos mantermos competitivos e capacitados, procurando estar atentos aos que consumidores querem, pedem e precisam”, finaliza.

Informação e acesso simplificado a métodos de tratamento inovadores

A medicina vem se transformando constantemente e aprimorando suas formas de tratamento, graças ao desenvolvimento de novas tecnologias que possibilitaram o surgimento de métodos inovadores. A Remederi, por exemplo, é uma farmacêutica brasileira, com o propósito de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal. 

Em 2015, o país passou a receber produtos com foco medicinal por meio da Importação Excepcional, realizada pela pessoa física para uso próprio, com prescrição de profissional legalmente habilitado e para tratamento de saúde. No ano seguinte, eram 471 pacientes e, desde então, esse número vem aumentando consideravelmente, tanto que no primeiro semestre de 2022, de acordo com dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), há quase 100 mil pacientes cadastrados. 

Para o  fundador e CEO da Remederi, Fabrizio Postiglione, é um mercado em constante transformação graças aos seguidos avanços tecnológicos que possibilitam métodos inovadores de tratamento. “Entendemos que milhões de brasileiros podem se beneficiar do uso de produtos com cannabis medicinal hoje e no futuro. O setor detém uma demanda reprimida devido à falta de conhecimento e a alta burocracia para o acesso aos produtos", esclarece. 

Entender e alinhar-se às tendências do mundo da decoração 

A maior fabricante de cortinas da América Latina, Bella Janela, tem em seu legado desenvolver produtos para atender os mais diversos clientes. Com sede em Blumenau, Santa Catarina, a empresa produz a cada nova coleção, entre modelos e tamanhos, cerca de três mil SKUs. Recentemente a linha Inove foi desenvolvida e configurada para atender clientes que necessitam de uma cortina pronta com tamanhos maiores do que os padrões e com uma pegada artesanal, unindo praticidade, requinte e custo acessível. 

Ainda pensando em seu consumidor, a Bella Janela possui uma sinalização em cada produto onde o cliente pode facilmente entender quanto de luminosidade aquele produto bloqueia, oferecendo cortinas sem corta luz, com corta luz parcial e blackout. 

A gerente de produtos da Bella Janela, Tatiana Hoffmann explica que a empresa analisa todas as tendências do mercado de decoração para seus lançamentos, e trouxe tudo o que há de mais moderno para sua nova linha de 2023. “Analisamos tudo o que há de novo no mercado para o próximo ano e trouxemos para dentro do mundo da decoração, para deixar a casa do nosso consumidor, ainda mais bela”, conclui a especialista. 

Oferecer o melhor que existe no mercado da beleza para o consumidor 

Dona das marcas de cosméticos e produtos multifuncionais Sweet ProfessionalS ProfessionalMy CrownHi Hair CareColorir Hair Colors e Pureza Pet. O grupo Be Factory atua na indústria de beleza e bem-estar, criado em 2011 com o propósito de se tornar um grupo internacional para levar aos consumidores produtos de qualidade, com alta tecnologia oferecendo o melhor que existe no mercado da beleza. 

No último ano, a Be Factory investiu R$ 10 milhões em pesquisa e tecnologia. Presente em 72 países a marca soma no mundo mais de 20 milhões de mulheres utilizando os produtos da marca Sweet Professional. O grupo também está entre as 50 maiores marcas de cosméticos mais inovadores, sendo reconhecida em três premiações nacionais e uma internacional. "Hoje atuamos na contramão dos negócios, a nossa fábrica no Brasil produz e cria tecnologia para o mercado local e internacional, pensando em levar o melhor para nosso cliente", comenta o CEO e fundador Paulo Kazak.

Todos os produtos desenvolvidos e produzidos pela Be Factory são recicláveis e recebem o selo PEA (Produto Não Testado em Animal), certificado que atesta que os itens não são testados em animais. A qualidade dos produtos é reconhecida e certificada internacionalmente pela GMP - Good Manufacturing Practices, que aprova a metodologia e a qualidade de produção. Todos os produtos fabricados pela companhia são regularizados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
 

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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