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23 de Março de 2023

Dia do Consumidor: e-commerce fatura 31% a mais que em 2022

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Na última quarta-feira (15), foi comemorado o Dia do Consumidor, uma das principais datas comerciais do ano. Segundo um levantamento da plataforma de e-commerce Nuvemshop, no período de domingo à quarta-feira, os lojistas online alcançaram um faturamento de R$ 37,4 milhões — ante R$ 28,5 milhões acumulados em 2022.

O levantamento revela ainda que, somente no dia 15, os empreendimentos virtuais movimentaram R$ 11,7 milhões — valor 19% superior ao do último ano (R$ 9,8 milhões). Ao todo, o faturamento das pequenas e médias empresas cresceu 31% durante os quatro dias de evento.

“Mais uma vez o e-commerce mostrou sua força no varejo nacional, com margens de crescimento ano a ano relevantes. Além da importância significativa para o faturamento com ações promocionais em datas consolidadas no varejo, os lojistas devem aproveitar essas oportunidades para fidelizar os clientes que compraram pela promoção, aumentando as possibilidades de recompra”, comenta Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática — escola de e-commerce da Nuvemshop.

Destaques do Dia do Consumidor 2023

Confira os principais destaques do período do Dia do Consumidor em 2023, a seguir;

Setores líderes de vendas: Moda (R$ 13,2 milhões), Saúde & Beleza (R$ 3,5 milhões) e Acessórios (R$ 2,8 milhões);

Meios de pagamento: Cartão de crédito (53% das vendas) e PIX (34,5% das vendas);

Frete grátis: Somente no dia 15, cerca 33% dos pedidos tiveram envio gratuito pelas PMEs;

Redes sociais: Apenas no dia 15, cerca 26,5% dos pedidos online totais da data foram gerados a partir das redes sociais das PMEs. Sendo que destas, 9 em cada 10 foram geradas a partir do Instagram;

Fidelização de clientes no e-commerce

Segundo a executiva, Babi Tonhela, o aumento de vendas em períodos comemorativos gera a oportunidade de fidelizar novos clientes — que significa evoluir de "cliente satisfeito" para "comprador fiel". Para isso, garantir um excelente atendimento e entregas no prazo são o básico, sendo necessário sempre oferecer mais do que foi prometido.

Confira as dicas da especialista para conquistar os clientes e fidelizá-los para além das datas comemorativas:

Facilidade de contato: oferecer canais de atendimento integrados à loja virtual, com atendimento rápido e atencioso, garante melhor conversão de venda e boa experiência para o cliente. Uma dica é automatizar esses canais, como a integração de bots de atendimento ao Whatsapp.

Experiência unboxing: investir na embalagem, cartões personalizados, brindes e até perfume traz encantamento ao cliente no recebimento da compra, além de aumentar as chances de menções em redes sociais e maior visibilidade para a marca.

Programa de fidelidade ou cashback: proporcionar algum tipo de recompensa para que os clientes continuem comprando é uma boa estratégia de fidelização, como oferecer programas de pontos ou cashback em compras.

Usabilidade: mantenha sua loja virtual atualizada e fácil de navegar: A usabilidade da sua loja virtual é fundamental para a satisfação dos clientes e para incentivá-los a continuar fazendo compras. É importante garantir que sua loja virtual esteja atualizada e fácil de usar, com um design limpo e intuitivo e uma navegação fácil.

Fonte: Canaltech, disponível em: https://canaltech.com.br/e-commerce/dia-do-consumidor-e-commerce-fatura-31-a-mais-que-em-2022-244022/

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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