Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Agosto de 2023

"Dia com menos consumismo" vai levar lições de sustentabilidade para pais e alunos da Maple Bear Natal

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Estimular o consumo consciente e práticas sustentáveis estarão entre as atividades desenvolvidas nesta sexta-feira (18) por alunos do 3º ano do ensino fundamental da Maple Bear Natal. O momento faz parte do projeto Trocas e Trocos, que tem o objetivo de despertar as crianças para lições de educação financeira.

O “Dia com menos consumismo” começa logo cedo, a partir das 7h30, no auditório da escola, e vai contar com jogos e brincadeiras com a participação dos pais, sem uso de aparelhos eletrônicos e estímulo à ações de reciclagem.

“É um momento pra levar as famílias a refletirem sobre sustentabilidade, consumo consciente, do uso dos recursos naturais, de evitar o desperdício. É uma atividade conjunta pra despertar essa conscientização”, explicou a diretora pedagógica da Maple Bear Natal, Thais Almeida.

Planejar, administrar recursos financeiros, praticar o desapego e o consumo consciente e reutilizar recursos naturais estão entre as metas do projeto interdisciplinar Trocas e Trocos, desenvolvido pela Maple Bear Natal. A ação está articulada ao compromisso social com os idosos e com a população em situação de rua.

Durante a unidade, os estudantes vão planejar e captar recursos financeiros, desapego de roupas e outros objetos que possam ser reutilizados para doações ao projeto Chuveiro Solidário e ao Lar da Vovozinha, em Natal.

O Chuveiro Solidário oferece banho, alimentação, higiene pessoal, corte de cabelo, entre outros, para pessoas em situação de rua. O Censo realizado pelo Governo do Estado, entre novembro de 2021 e maio de 2022, mostrou que 1.491 pessoas enfrentam esse problema na capital.

O Lar da Vovozinha funciona desde 1981 e atualmente abriga 41 idosos no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal. Como Instituição de Longa Permanência, o espaço oferecer alimentação, cuidados de higiene, atendimento em saúde, assistência social, entre outros, e sobrevive de doações.

Várias atividades estão sendo desenvolvidas em sala de aula, como problematizações sobre o uso consciente do dinheiro; estímulo ao consumo consciente; conhecer origens do dinheiro e a história do dinheiro no Brasil; conhecer procedimentos para poupança; distinguir consumo de consumismo; apresentação de termos e conceitos econômicos; reconhecer propaganda enganosa; valorizar os bens culturais no nosso estado; vendas para arrecadar recursos para doação.

Os alunos já participaram de uma palestra com o diretor de marketing e sócio-fundador da Maple Bear, Eduardo Bezerra, e com o administrador da escola, Luiz Melo, que esclareceram dúvidas e curiosidades sobre o tema da educação financeira. Uma feira de troca de livros está programada para o dia 1º de setembro. As crianças também vão planejar eventos para a finalização do projeto, entre eles, as doações arrecadadas para o Chuveiro Solidário e o Lar da Vovozinha.

Maple Bear Natal

A Maple Bear Natal funciona há 14 anos na capital potiguar, oferecendo turmas de educação infantil, a partir de 1 ano de idade, até o ensino fundamental. A metodologia canadense de ensino estimula a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões. São atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico.

No ensino fundamental, as crianças desenvolvem todas as competências de comunicação em português e inglês, incluindo compreensão, fala, leitura, escrita, visualização e representação. As aulas acontecem 50% em inglês e 50% em português. Os conteúdos estudados em inglês incluem Língua Inglesa, Artes, Matemática e Ciências. Mais informações em @maplebearnatal.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias