Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Abril de 2020

Dez preciosas dicas de comunicação para se sair bem na Live, Videoconferência ou Webinar

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Por Juliska Azevedo

A pandemia do coronavírus trouxe inúmeras mudanças para a rotina profissional de gente do mundo todo, e uma das mais comuns tem sido o uso dos canais digitais para reuniões, aulas, exposições e uma série de outras necessidades de comunicação que antes eram resolvidas presencialmente.

Muita gente que jamais havia feito uma reunião por videoconferência ou concedido uma entrevista via Skype passou a se deparar com esses instrumentos em sua rotina. Diante disso, surgem também as dúvidas sobre como se APRESENTAR BEM e se COMUNICAR BEM nas mídias digitais.

Por outro lado, as Lives e Webinares se tornaram importante ferramenta de comunicação e marketing, podendo atingir a um grande número de pessoas com sua mensagem, gerando interação, empatia e interesse.

Nesse contexto, clientes nossos de assessoria e consultoria de comunicação (aproveita e conhece a www.skacomunicacao.com.br) passaram a demandar essas dicas tanto para a Ska quanto aqui no Blog da Juliska.

São orientações um pouco diferentes das já tradicionais para bom desempenho em entrevistas de televisão, por se tratar de uma outra maneira de aparecer, se posicionar e, consequentemente, de se comunicar, em que a linguagem corporal perde um pouco do seu peso – substituído em partes pelo de “qualidade” da captação da imagem, do som e da luz do ambiente.

Seguem então, aqui, dez dicas preciosas de linguagem, preparo e ambiente para você mandar bem nas suas aparições digitais:

1 – Planeje o ambiente

De repente, os jornais de TV estão cheios de pessoas concedendo entrevistas via Skype – uma grande parte delas com uma estante de livros adornando atrás, já perceberam? Não há nenhum problema nisso: mas mais do que o cenário, é preciso estar atento à iluminação, que será definitiva na qualidade da imagem. Procure uma posição em que a luz esteja à frente do seu rosto, nunca por trás de você. Quanto ao cenário, quanto mais clean, maior será a atenção à sua mensagem – muitos elementos visuais podem puxar o olhar de quem assiste para o que menos interessa, tirando o foco do que você diz.

2 – Tenha cuidado com a altura da tela

Você está olhando para a tela do seu computador, mas isso não significa que tenha que olhar de cima para baixo. Tenho certeza que esse não é seu melhor ângulo, rsrs! Procure posicionar o notebook a uma altura em que seus olhos estejam na linha mediana da tela. Se necessário, use alguns livros abaixo para conseguir essa altura. Olhar de frente torna bem mais agradável a transmissão da sua mensagem.

3 – Prepare-se para aparecer

Não é porque você está concedendo uma entrevista ou participando de uma conferência de casa que não precisa estar bem vestido. Correu o país uma imagem de um desembargador que, desavisado, apareceu numa reunião com seus pares sem camisa – o que, obviamente, não combina em nada com a liturgia do cargo. Uma boa camisa clara, para os homens, e uma blusa neutra, para mulheres, são aquele famoso “não tem erro”. Meninas: evitem produzir demais o cabelo ou exagerarem na maquiagem dos olhos. Não combina com o momento. Simplicidade e elegância são as palavras de ordem.

4 – Faça o preparo técnico

Antes de começar, tenha definida qual a sua mensagem principal. Estude o assunto que será abordado, leia, destaque pontos que você não gostaria de esquecer. Saiba o que quer dizer para o seu público. Pode também fazer anotações em tópicos, em papel, que possa eventualmente ser consultado no caso de “dar um branco”. Mas só em último caso! Sempre é melhor estar com o conteúdo na ponta da língua do que fugir o olhar para consultar o papel.

5 – Treine antes de começar

A grande lição de muitos oradores brilhantes é o treino. Traga para a sua mente que há centenas ou milhares de pessoas lhe assistindo e treine antes de começar pra valer. O seu cérebro vai entender a mensagem como algo que está, de fato, acontecendo, e lhe deixará mais seguro quando for ao ar. Você pode filmar seu desempenho para conferir em seguida.

6 – Invista na sua linguagem verbal

Na maioria dos casos em uma transmissão digital, você estará muito limitado nos gestos. Invista então, numa boa linguagem verbal. Fale pausadamente – mas não lentamente. Pronuncie corretamente todas as palavras, com todas as letras, sem jamais esquecer os plurais. Coloque ênfase nas palavras que quer destacar, pronunciando de forma mais forte ou mais lenta (um bom exemplo disso para você é observar o William Bonner: preste atenção como ele fala no próximo Jornal Nacional).

Tenha cuidado com gírias e vícios de linguagem: evite-os. Da mesma forma, evite o “né”, “tá”, ou “aaahhh”. E mesmo que esteja falando para uma grande audiência, dirija-se ao seu interlocutor como “você” em vez de “vocês”. Gera mais empatia.

7 – Mas também tem a linguagem corporal

Apesar de limitada, a linguagem corporal ainda vai exigir atenção. Por exemplo: evite mexer no cabelo muitas vezes (eu sou uma que sofro com essa regra!). Evite pegar no rosto, esfregar os olhos ou o nariz. Evite apertar os lábios ou fungar com o nariz (ainda mais em tempos de coronavírus).

Mantenha a coluna reta e os ombros abertos. Para facilitar a boa postura, sente bem ao fundo da cadeira e esteja em atenção durante toda a transmissão.

Procure manter um leve sorriso no rosto, especialmente no início e final da sua fala. O sorriso gera conexão com quem lhe assiste.

8 – Transmissão não é espelho

Resista à tentação de ficar se olhando na tela a cada minuto. Não ache que ninguém vai notar. Da mesma forma, evite fugir o olhar da tela ou girar os olhos como se procurasse algo. Quando for dar aquela pausa para pensar, pense olhando para seu interlocutor – que no caso, é a câmera. Os olhos atentos à câmera provocam maior empatia com quem assiste e passam mais segurança.

9 – Domine a sua tecnologia

Se vai fazer a transmissão a partir de um celular, cheque o sinal da internet, verifique antes se o aparelho está com bateria suficiente (lembrar de carregar é o ideal) e procure deixá-lo apoiado em um canto fixo – um tripé, por exemplo, é a melhor solução. Tenha cuidado ao tocar na tela do celular durante a transmissão: em alguns casos ela vira automaticamente e passa a mostrar o outro lado do ambiente. Se vai usar notebook, também é importante manter o carregador já conectado, para não ter más surpresas com a bateria.

10 - Esteja focado

Parece óbvio, mas nem sempre é. Antes de começar sua comunicação digital, procure criar um ambiente favorável em seu entorno. Vá para um local silencioso, feche portas, e se lhe ajudar a se concentrar, utilize um fone de ouvido. Evite usar o celular enquanto outra pessoa está falando, seja na sua Live, Webinar ou conferência. A sua concentração, sua atenção ao momento presente, são FUNDAMENTAIS para o seu bom desempenho. Invista nisso.

Bem, pessoal, essas seriam as minhas principais dicas para esse novo momento da comunicação digital. Quem quiser interagir sobre o assunto, pode deixar abaixo o seu comentário, enviar e-mail aqui para o Blog da Juliska (blogdajuliska.news@gmail.com) ou falar com a gente nos perfis @blogdajuliska e @skacomunicacao no Instagram. Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias