Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

29 de Agosto de 2021

Desenvolvedores são os profissionais mais buscados em tecnologia, mostra estudo

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O setor de tecnologia já contratou mais de 96% do total de 2019 apenas no primeiro semestre deste ano. E a profissão mais buscada na plataforma em 2020, segundo pesquisa realizada com 27 mil especialistas da área, foi a de Desenvolvedor, os dados são da Revelo.

Os Desenvolvedores são os responsáveis por criar softwares, websites, programas, sistemas, redes sociais, aplicativos - praticamente todas as ferramentas digitais que utilizamos no dia a dia. As especialidades mais comuns destes profissionais são 24,4% em back-end (bastidores dos sistemas), 16,5% em front-end (elementos visíveis aos usuários) e 26,7% em full-stack (ambas funções). Business Intelligence, Data Scientist, Infraestrutura, Mobile, DevOps, são alguns dos outros segmentos de atividade.

Outro dado importante é que 62% dessas pessoas possuem superior completo em Tecnologia, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento, Engenharia e Ciência da Computação. Além disso, os cinco principais conhecimentos mais buscados para estes perfis são em Java, React.JS, Javascript, SQL e Node.JS. 

“Ter noções de inglês também conta como facilitador para as contratações, já que as ferramentas de atuação dos profissionais sempre esbarram na língua”, reforça a Diretora de Marketing e Experiência do Candidato da Revelo, Juliana Carneiro.

Desigualdade de Gênero 

O Brasil ocupou a 92ª posição do ranking do Fórum Econômico Mundial de 2019, que mediu a igualdade entre homens e mulheres em 153 países. E esse cenário não é diferente no recorte da tecnologia. Durante a pesquisa, a Revelo identificou que apenas 20% das pessoas desenvolvedoras declaram-se do gênero feminino. E apenas 9,2% das mulheres têm carreira longa, com mais de 7 anos de atuação. 

A desigualdade é expressa também na remuneração dos Desenvolvedores. Enquanto a média está entre R$ 6,4 e R$ 9,7 mil, apenas  30,5% das profissionais recebem salários nesta faixa.

Em relação ao ramo de atividade, a maior representatividade feminina dá-se nas especialidades de Product Owner e Business Intelligence, enquanto para Full-stack, Infraestrutura e Back-end, a proporção é de 10 homens para cada mulher.

A Revelo  possui um programa de capacitação de profissionais, o Revelo Up, para quem deseja se especializar em qualquer área da tecnologia, inclusive como Desenvolvedor. São mais de 250 cursos nas maiores escolas do país, como Iron Hack, Tera, Mergo, Impacta, entre outras, cujo pagamento é só após a formação.

Os profissionais que usam a plataforma da Revelo participam de seleções de empresas no Brasil, Estados Unidos e Europa, e há processos que são virtuais desde o convite de entrevista até a contratação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias