Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

07 de Fevereiro de 2020

Datafolha aponta preferências do público na hora de ir ao cinema

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Numa época em que as produções dessas pautam a cultura pop, com conteúdos de alta qualidade e proliferação de opções de serviços, já era algo a se esperar. A confirmação veio depois que o Datafolha foi às ruas para saber as preferências e hábitos dos frequentadores de cinema da cidade. Em seu quarto ano, a pesquisa ouviu 842 pessoas, com 16 anos ou mais e pertencentes às classes A e B, entre 17 e 20 de dezembro de 2019. Os entrevistados declararam ir ao cinema pelo menos uma vez ao mês em São Paulo.

Em 2017, no primeiro ano da pesquisa, 88% do público disse que, fora o cinema, também usava outras plataformas para ver filmes. Destes, 63% assistia na TV paga, enquanto apenas 6% assinava a Netflix. Hoje, 92% dos entrevistados afirmam ver as produções cinematográficas em outras plataformas —36% deles na TV a cabo e 31% na Netflix. Mas a conta não para aí: 4% usa a Amazon Prime, 1% a Globoplay, 1% a Net Now e 3% não identificou o serviço utilizado. Ou seja: 40% dos entrevistados.

A disputa ainda está acirrada, mas a distância entre o público que consome a televisão tradicional e o que prefere a praticidade do  streaming só tende a aumentar. A fim de descobrir de maneira cada vez mais precisa os hábitos do paulistano em relação ao cinema, o Datafolha incluiu novas perguntas na pesquisa feita para esta edição do Guia.

Com isso, descobriu-se que entre os entrevistados a preferência (61%) é pelos filmes legendados. Mesmo assim, é relativamente alto o número dos que preferem ouvir uma versão brasileira Herbert Richers: 35%. Outro dado novo é sobre a preferência da origem das produções. Enquanto 66% escolhem as obras internacionais, 8% têm maior simpatia pelas nacionais. Para 27%, não importa o país de origem.

Apesar de haver a preocupação de oferecer uma experiência cada vez mais VIP para o público, a concorrência ainda está apertada na categoria. Enquanto 50% dos ouvidos procuram uma sala com melhor qualidade de tela e som, 43% preferem a comum e outros 7% não têm preferência. Por fim, uma constatação praticamente óbvia para quem curte um cineminha: a maior parte do público gosta de comer em restaurante antes ou depois da sessão, 76%.

Fonte: Folha de S. Paulo, disponível em: https://guia.folha.uol.com.br/cinema/2020/02/datafolha-aponta-preferencias-do-publico-na-hora-de-ir-ao-cinema.shtml

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias