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11 de Setembro de 2020

Curso de Extensão na UFRN propõe práticas de Pensamento Computacional para professores do Ensino Básico

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As novas formas de produção e distribuição do conhecimento estão provocando profundas mudanças na maneira de ensinar e aprender, criando um novo universo para o ecossistema da educação. Portanto, para acompanhar as mudanças e evoluções da sociedade, é necessário haver um enriquecimento das escolas para que permita dar espaço ao uso das tecnologias digitais e proporcione a inovação e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Neste contexto, uma direção que vem se popularizando nos últimos anos e tem incentivado o aparecimento de um grande número de iniciativas relacionadas ao uso das tecnologias digitais na educação é a do Pensamento Computacional, que consiste numa abordagem geral para resolução de problemas e conta com o desenvolvimento de um corpo de pesquisas robusto.

O Pensamento Computacional ajuda a ensinar os indivíduos a pensar mais eficazmente pelo fato de estruturar o raciocínio e trabalhar na compreensão do comportamento humano, se mostrando como habilidade bastante relevante para as mais diversas profissões. Assim, há o entendimento de que é vital que tal conhecimento comece a ser fomentado nas escolas do Ensino Básico, alfabetizando tecnologicamente os professores e alunos, conforme indica o Currículo de Referência em Tecnologia e Computação.

Esse currículo de referência tem como objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar as redes de ensino e escolas a incluir os temas tecnologia e computação em suas propostas curriculares. Para tanto, as habilidades propostas no mesmo estão diretamente associadas às competências gerais e habilidades da Base Nacional Comum Curricular do MEC. 

O curso se apresenta como uma parceria do Centro de Educação Integrada (CEI Romualdo - https://www.ceinet.com.br/) com o Programa Norte-rio-grandense de Pensamento Computacional (Pensar RN - https://pensarn.imd.ufrn.br/) a fim de estimular nos professores do Ensino Básico o desenvolvimento do pensamento computacional como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano.

A programação do curso prevê 4 módulos de 6 horas. As inscrições deverão ser feitas por módulo de 6 horas, que serão ministrados por meio do ambiente de videoconferência Google Meet, no período compreendido de 14 de setembro a 30 de outubro de 2020. Detalhes sobre os módulos são apresentados no seguinte documento: https://docs.google.com/document/d/1aUHRl2F4jQKhD6FvkpJUehBYyZ5RRs05JtHR4xWbbuY/ edit

Os objetivos do curso são os seguintes:

● Promover a formação de professores que conduzam a aplicação das tecnologias educacionais, com foco particular no Pensamento Computacional, visando atender a demanda de melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas instituições de ensino;

● Possibilitar a continuidade formativa de professores atuantes no Ensino Básico;

● Construir colaborativamente conhecimentos que possibilitem o desenvolvimento de valores, competências, habilidades e capacidades que promovam um exercício profissional crítico-reflexivo através das tecnologias educacionais;

● Estabelecer relação entre aspectos teóricos e práticos sobre o pensamento computacional;

● Propiciar experiências que contribuam para a inovação das práticas pedagógicas.

Espera-se que os participantes do curso construam novos conhecimentos vinculados às tecnologias educacionais, bem como se mobilizem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras no tema do pensamento computacional no seu âmbito de trabalho

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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