Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

19 de Abril de 2021

Cuidados com saúde bucal dos idosos devem ser feitos por profissional capacitado; tratamento pode prevenir doenças

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Quando falamos em saúde do idoso, logo se imagina os cuidados com doenças como diabetes, hipertensão, reumatismo e tantas outras. Mas a velha máxima de que “a saúde começa pela boca” também vale para quem está nessa fase da vida. Os vovôs e vovós precisam frequentar o dentista com regularidade para intensificar o processo de higienização e evitar o aparecimento de outras doenças. 

O primeiro passo é procurar um profissional capacitado, com experiência voltada para esse público. Ele vai poder entender melhor em que contexto o idoso está inserido para colocar em prática o tratamento necessário. “A gente precisa estar focado na complexidade do idoso, saber que outras doenças ele tem. Por exemplo: existem medicações que podem causar alterações salivares. O conhecimento sobre isso faz toda diferença no acompanhamento”, esclareceu a dentista especialista em prótese e pesquisadora dessa área, Natália Pinheiro, que atende nas unidades da Clínica do Shopping. 

Natália explica que os tratamentos mais comuns para os idosos são a busca por próteses e os problemas periodontais, como a inflamação das gengivas e o amolecimento dos dentes. O primeiro, causado, principalmente, pela cultura de não cuidar da dentição e fazer extrações de forma errada. O segundo, pela falta de higienização da boca, que pode ter relação com algum tipo de dificuldade cognitiva do idoso, como as doenças de Alzheimer e Parkinson. 

“Nesses casos, a gente precisa orientar a família, os cuidadores, para que eles possam ajudá-los nesse sentido. E podemos encaminhar para outros profissionais da área da saúde que possam auxiliar nesse processo, inclusive aqui mesmo na Clínica do Shopping”, completou a dentista. 

Atenção às complicações para os idosos

A má higienização pode trazer ainda mais complicações para a pessoa idosa. Isso pode causar o aumento de bactérias na boca e até provocar uma piora na condição do idoso, já que a maioria tem problemas sistêmicos, como diabetes e hipertensão. Há o risco também de broncoaspiração quando restos de alimentos acumulados na boca, que podem ser aspirados até o pulmão. 

Na Clínica do Shopping é possível fazer a prótese ideal para cada idoso e todo o processo de acompanhamento e adaptação. Lá, são oferecidas as próteses removíveis e as fixas. Essas últimas são feitas por meio de implante. O procedimento é realizado depois de exames que vão garantir a segurança de todo o processo. “Se for bem feita e com acompanhamento especializado, a prótese pode durar de 5 a 15 anos. Mas o idoso deve ir ao dentista com frequência, de 3 em 3 meses ou de 6 em 6 meses. É importante sempre observar o quadro de saúde da pessoa idosa para definir essa periodicidade”, aconselhou a dentista. 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias