Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

09 de Março de 2022

CTG Brasil apresenta projeto de inovação em energia solar desenvolvido com o ISI-ER

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no país, apresenta nesta quarta-feira (09) detalhes do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) em energia solar, que executa com o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A apresentação, intitulada “Avaliação do Desempenho de Módulos Fotovoltaicos Bifaciais incluindo as fases de mapeamento, envelhecimento e a geração dos dados”, será realizada a partir das 15h30 no painel “Transição Energética” do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria.

O evento é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), com correalização do SENAI, do SESI e do IEL.


A apresentação terá transmissão online, no Espaço Talks do Congresso, a partir das 15h30. A inscrição e o acesso são gratuitos, no site https://www.congressodeinovacao.com.br/ .

O projeto

De acordo com informações já divulgadas pela CTG Brasil, o projeto de inovação, iniciado em 2020, tem duração prevista de dois anos e visa aumentar a confiabilidade e eficiência de usinas de geração solar no Brasil.

O objetivo é melhorar a previsibilidade de desempenho de usinas fotovoltaicas, aumentar a produtividade e estender a vida útil dos equipamentos, com potencial de reduzir entre 5% e 10% o custo de geração da fonte.

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento recebeu aporte de R$ 7,5 milhões e representou o maior investimento individual de P&D da empresa em 2020.

A UFSC é responsável pela avaliação de diferentes tecnologias de painéis bifaciais e pela implantação de uma nova usina laboratório de 50 kilowatts (kW).

A avaliação dos inversores, por sua vez, fica a cargo da Unesp, no Laboratório de Eletrônica de Potência, localizado em Ilha Solteira (SP).

Paralelamente, o ISI-ER, no Rio Grande do Norte, avalia as condições climáticas e de desempenho em cinco estações climáticas e solarimétricas no Nordeste.

O painel em que o projeto será apresentado no Congresso está inserido na programação do Summit SENAI P&D + Impacto, que reunirá 25 cases de projetos inovadores, desenvolvidos pela indústria e pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia.

As iniciativas serão apresentadas em seis blocos temáticos, nas áreas de saúde: acessível, transição energética, recursos renováveis, economia circular, cadeia de valor digitalizada e aliança para a indústria 4.0.

O espaço também terá a demonstração de 07 protótipos dos cases do Summit, além de uma simulação hiper-realista de ataques cibernéticos a um processo industrial com ações de defesa em tempo real, demonstrando, na prática, a importância da segurança cibernética nas empresas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias