Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

03 de Maio de 2019

[CRÔNICA] A culpa NÃO é sempre do estagiário: os percalços para sobreviver a um estágio

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Por Nathália Gomes*

Aqueles momentos de corre e corre, currículos prontos para serem enviados a qualquer momento por e-mail ou impressos em uma pastinha carregada sempre debaixo do braço. Quando uma entrevista surge, tem gente que até faz um ensaio em frente ao espelho para não errar no que vai dizer, de tão tensa que é a situação para ser selecionado para aquela vaga de estágio. 

A expectativa de conseguir e ser contratad@ é tão grande que no primeiro dia do ofício não tem um fio de cabelo fora do lugar e a roupa está sempre bem engomadinha. Ah, mas pra quem vai começar a receber um salário vindo do esforço do seu trabalho e estudo, tem que ficar feliz mesmo e usar o primeiro pagamento pra comemorar (rs). 

Acordar todo dia pela manhã bem cedo e dar conta de estudar à tarde ou à noite, se esse for o caso, começa a pesar ao passar dos dias. Mas, a vontade de conquistar espaço leva o estagiário chegar no horário e se empolgar para trabalhar todos os dias para conquistar a confiança dos seus futuros colegas de profissão e, principalmente, do ‘chefe’. 

Suas "principais funções" são: levar sempre a culpa quando algo sai errado e servir – seja cafezinho ou até mesmo entregar papéis de um setor para outro – afinal, fazer novas amizades conta para o currículo. Mas, isso dignifica qualquer pessoa e não deve ser taxado como trabalho de ‘’pessoas inferiores que estão fazendo de tudo para entrar no mercado’’.

O velho bordão – a culpa é sempre do estagiário – é usado muitas vezes em várias situações: a palavra errada foi escrita pelo estagiário; o papel foi impresso errado porque o estagiário é desatento; a postagem saiu no horário errado porque o estagiário não viu o correto; a reunião atrasou porque o estagiário esqueceu de trazer a pasta com os documentos. 

Mas, pouco se valoriza quando o cliente fica satisfeito porque o estagiário deu uma ideia produtiva para o job, quando ele expõe uma maneira mais rápida para solucionar algum trabalho, quando indica que deve envolver algo mais atual nas campanhas e quando aprendeu ou passou aos colegas problemas que nem eram da sua área. 

O tempo passa e o estagiário, finalmente, conhece todo mundo, desenrola melhor as reuniões, consegue articular as ideias dele sem atingir o ego de algumas pessoas, começa a compreender a teoria de sala de aula na prática do trabalho e começa a usar os termos da área. Depois que o contrato chega ao fim, há uma esperança de ser efetivado no quadro da empresa ou resta a ele apenas seguir outros voos. 

Afinal, o estágio é um período que QUALQUER profissional passa. A realidade é que uma das principais lições é ter a humildade em ser sempre uma pessoa disposta a novos desafios e não ter medo do novo. São momentos de aprendizado valorizados e que pagam o lanche e almoço da semana na faculdade! (rsrs)

* Nathália Gomes é Jornalista, especialista em Comunicação Digital, CEO da Pirâmide Conteúdo Digital e colaboradora do Blog da Juliska

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias