Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

05 de Novembro de 2018

Criador da internet sugere desmembramento ou redução da influência dos gigantes da tecnologia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Gigantes de tecnologia do Vale do Silício, como Facebook e Google, cresceram tanto que agora têm um poder financeiro e cultural combinado maior que boa parte dos Estados soberanos. Ao mesmo tempo é desalentador que estejam soterrados em escândalos sobre o abuso de dados pessoais e o uso de mídias sociais para espalhar ódio e desinformação. Por isso, talvez precisem ser desmembradas, a menos que os concorrentes ou mudanças no mercado reduzam sua influência, disse à Reuters Tim Berners-Lee, o cientista britânico de computação que inventou a internet (World Wide Web) em 1989.

“O que acontece naturalmente é que você acaba com uma empresa dominando o campo, então, através da história, não há alternativa para realmente entrar e quebrar as coisas”, disse Berners-Lee. “Há um perigo de concentração.” Juntas Apple, Microsoft, Amazon, Google e Facebook têm atualmente um valor de mercado combinado de 3,7 trilhões de dólares, igual ao produto interno bruto de 2017 da Alemanha.

Berners-Lee, porém, pediu cautela, dizendo que a velocidade da inovação tanto em tecnologia quanto em preferências poderia acabar reduzindo, dentro da lógica natural da concorrência, algumas das maiores empresas de tecnologia. “Antes de desmembrá-las, deveríamos ver não apenas se elas não são perturbadas por um pequeno concorrente que os derrota fora do mercado, mas pela mudança de mercado, pelo interesse em outro lugar”, disse.

Foto: Reuters / Fonte: ANJ / Disponível em: https://www.anj.org.br/site/component/k2/73-jornal-anj-online/14052-criador-da-internet-diz-que-talvez-seja-necessario-desmembrar-as-gigantes-de-tecnologia.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias