Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

20 de Março de 2020

Coronavírus: serviços de beleza estão entre os segmentos mais atingidos

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A segunda atividade que mais registra a formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) no Rio Grande do Norte é também uma das que mais estão sendo impactadas pelos efeitos de retração econômica gerada pela pandemia do novo Coronavírus. De acordo com o Sebrae, os serviços de beleza estão entre os mais impactados. A queda de público está levando as empresas a adotar medidas emergenciais para reduzir custos e aumentar a receita, buscando equilibrar o caixa durante o período mais agudo da crise.

Segundo os especialistas do Sebrae, os segmentos mais sensíveis aos efeitos econômicos do Coronavírus são exatamente aqueles onde normalmente se dá uma maior interação presencial com os clientes, que é o caso dos salões de beleza, que somam mais de 8 mil negócios no estado e que podem sofrer os efeitos do cenário atual. Por isso, especialistas recomendam alguns cuidados.

Um primeiro cuidado, que deve ser comum a todos os empresários independente do segmento de atuação, é redobrar a atenção com o planejamento. Os especialistas do Sebrae alertam que é importante estar atento às mudanças dos hábitos de consumo. Neste momento em que boa parte da população deve permanecer em casa, o foco do consumidor vai estar voltado principalmente para produtos e serviços essenciais. Por isso, é importante estar preparado para a oscilação das vendas. Nesse contexto, é fundamental realizar o planejamento de cenários para entender as implicações financeiras e operacionais caso a crise se estenda por um período prolongado.

Dicas

Mais especificamente nos salões é preciso intensificar a higienização diária com a limpeza periódica de todas as superfícies com álcool gel 70%, desde as maçanetas, balcão, recepção, bancadas e cadeiras (inclusive braços) até o lavatório. O empreendedor pode ainda oferecer álcool gel 70% para todos os clientes na entrada do estabelecimento e a todos os parceiros e colaboradores.

Outra dica é reforçar a importância da troca de toalhas e capas a cada cliente e deixar claro a obrigatoriedade de uso da autoclave para os perfuro-cortantes, abrindo a embalagem na frente do cliente. Outra recomendação tem a ver com a ambientação do espaço. Aumente as distâncias entre as cadeiras e lavatórios para o mínimo de 1,5m. Divulgue nas redes sociais que o ambiente segue todas as medidas de contenção da propagação do COVID 19.

Não faça demissões nesse primeiro momento para não perder empregados já preparados e não assumir custos com demissão. Se for necessário, antecipar as férias pode ser uma alternativa. Promova a venda delivery de cosméticos home care, elaborando kits de produtos que atendam às necessidades das clientes. Melhor ainda se forem personalizados, conforme histórico de procedimentos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias