Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

27 de Abril de 2020

Coronavírus: Robô Ciência e Unifacex produzem e doam 500 protetores faciais para profissionais de saúde da rede pública

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A escola Robô Ciência, em parceria com a Unifacex, está produzindo e vai doar cerca de 500 protetores faciais de acetato para profissionais de saúde da rede pública, que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus. O Equipamento de Proteção Individual (EPI) já está sendo produzido e deve ser entregue a partir da próxima semana.

As máscaras, que são chamadas de Face Shields, estão sendo produzidas e montadas em um Laboratório Maker da Unifacex. O espaço é usado pela universidade  para aulas de robótica e programação. A viseira, onde os profissionais de saúde encaixam o EPI na cabeça, está sendo produzido em impressoras 3D. O acetato, aquele material plástico transparente que fica na frente do rosto, é cortado em uma máquina a laser de alta precisão. Pelo menos 50 Face Shields já estão prontas. Os custos foram divididos entre as duas instituições.



“Somos uma empresa de tecnologia e temos as máquinas que produzem as máscaras. Por isso, resolvemos nos unir e ajudar os profissionais médicos e enfermeiros que estão na linha de frente para combater essa doença. Eles precisam estar protegidos para enfrentar a batalha diária e essa é a nossa contribuição para ajudar no enfrentamento desse momento tão difícil”, disse o professor Alexandre Amaral, diretor da Escola Robô Ciência.

A produção dos cerca de 500 protetores faciais deve ser finalizada na próxima semana e em seguida será feita a entrega em hospitais da rede pública que estão recebendo pacientes com suspeita de Covid-19. O uso de máscaras é fundamental para a proteção dos médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. A escassez de EPIs, no mundo todo, é um problema enfrentado durante a pandemia do novo Coronavírus.


O protetor facial Face Shield é um equipamento extremamente seguro e pode ser reutilizável. Ele evita o contato com gotículas, salivas e fluidos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos dos profissionais. Além da proteção, a máscara permite conversar de forma clara, sem ruídos no som da voz.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias