Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Março de 2020

Coronavírus: doença faz veículos mudarem estratégias

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

As medidas para tentar conter a proliferação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus — que, nesta semana, recebeu a classificação de pandemia da Organização Mundial de Saúde — não estão restritas ao cancelamento de grandes eventos internacionais, como o Mobile World Congress, South by Southwest, e já começam a afetar praticamente todo o calendário esportivo e de festivais em todos os continentes.

As edições do Lollapalooza deste ano do Chile e da Argentina já foram adiadas e o mesmo deve acontecer com a brasileira, ainda marcada para o início de abril. As partidas da próxima rodada da Conmebol Libertadores, que aconteceriam na próxima semana, também foram canceladas por tempo indeterminado. O mesmo destino teve o GP da Austrália, da Fórmula 1, que seria realizado nesse domingo, 15.

As emissoras de TV e jornais também estão alterando suas estratégias nesse momento, seja para ajudar na difusão de informações sobre prevenção e combate à doença, ou para evitar a reunião de grupos numerosos de pessoas. Nessa quinta-feira, 12, a Folha de S.Paulo e O Globo, os jornais líderes em circulação no Brasil segundo o Instituto Verificador de Comunicação (IVC), anunciaram a liberação do conteúdo digital que traz informações gerais sobre a Covid-19.

Adotando o sistema de paywall desde 2012, a Folha declarou que não irá restringir o acesso às reportagens com informações relevantes a respeito da pandemia. “As redes sociais estão desde o início da crise do coronavírus repletas de informações falsas. O jornalismo profissional é antídoto em tempos de fake news e a Folha busca contribuir para que mais brasileiros tenham acesso a notícias confiáveis”, justificou a publicação, em texto que anuncia a medida.

O Globo também tirou derrubou o paywall do conteúdo digital que traz notícias e informações sobre a pandemia e também anunciou algumas mudanças na edição impressa. Todas as informações relacionadas ao Covid-19 no Brasil e no mundo estarão reunidas no primeiro caderno do jornal, em uma editoria especial que antecede todo o restante do noticiário. O veículo também disponibilizará um guia, em formato de PDF, que pode ser baixado pelo site a partir das 10h desta sexta-feira, 13.

O material, que será atualizado continuamente, reúne um guia com as principais orientações dos orgãos de saúde a respeito das medidas para a prevenção da doença. As medidas de Folha e O Globo já vinham sendo tomadas por grandes publicações internacionais. O New York Times, publicação com o maior número de assinantes digitais no mundo, também declarou que as notícias a respeito da crise do coronavírus estão com o acesso liberado.

Sem plateia
As emissoras brasileiras de TV também começam a criar uma rotina diferente por conta da pandemia. Nessa quinta-feira, 12, começaram a circular informações de que a Globo passará a não levar plateia para seus programas de auditório, como Domingão do Faustão e a edição de terça-feira do Big Brother Brasil. Fátima Bernardes apresentou o Encontro nessa quinta-feira já com a plateia bem reduzida. Em nota, a Globo confirma que está reavaliando a presença de grandes grupos em seus estúdios. “Como forma de prevenção ao Coronavírus (Covid-19), para garantir a segurança do público e dos funcionários, estamos avaliando o modelo e a própria participação de plateia e de figuração em nossos programas”, diz a emissora.

Fonte: Portal Meio e Mensagem, disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2020/03/13/paywall-e-plateia-coronavirus-faz-veiculos-mudarem-estrategias.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias