Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

14 de Setembro de 2019

Contratação de mulheres para direção de marketing atinge recorde nos EUA

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Deu no Portal Meio e Mensagem:

As mulheres estão conquistando espaço no alto escalão executivo, pelo menos na cadeira de marketing. Do total de contratações para lideranças da área realizadas no primeiro semestre deste ano, 48% foram de profissionais mulheres, o que representa um recorde, segundo a empresa de recrutamento executivo Russell Reynolds Associates, que mapeia as movimentações de CMOs (Chief Marketing Officer, que é a função do diretor de marketing) há seis anos. O melhor resultado das mulheres em um semestre foi o percentual de 47% na segunda metade de 2016.

A empresa monitorou mais de 200 mudanças em posições sêniores de marketing nos primeiros seis meses de 2019. Dois setores – serviços financeiros e recursos naturais e industriais – escolheram mais mulheres do que homens para o cargo de CMO, de acordo com o estudo, que declara que “a paridade de gênero está próxima”. A Spencer Stuart, outra empresa de recrutamento, também pintou um quadro de melhora no cenário de representatividade feminina num relatório publicado em agosto.

O levantamento estudou 100 marcas e companhias, identificando que 36% tinham uma mulher como CMO em 2018, contra 28% em 2017. No entanto, a Spencer Stuart apontou que a área de marketing ainda sofre com a falta de representatividade de minorias nos cargos de liderança. Apenas nove dos CMOs das 100 marcas e companhias analisadas pertenciam a algum grupo considerado minoria, contra 11 CMOs na edição de 2017. O levantamento da Russell Reynolds também descreve uma “crise aguda na sucessão de CMOs”, ressaltando que mais de 80% das nomeações de CMOs divulgadas oficialmente no primeiro semestre foram contratações de pessoas do mercado.

A empresa citou a natureza altamente especializada do papel de CMO, que enfatiza funções como CRM, dados e analytics, para explicar o cenário. Como resultado, as empresas estão olhando mais externamente do que promovendo seus talentos “porque os líderes de médio escalão não têm entendimento profundo de todo espectro de marketing que o papel de executivo-chefe de marketing exige atualmente”, analisa o estudo.

Fonte disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/09/12/contratacao-de-mulheres-como-cmo-atinge-recorde-nos-eua.html

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias