Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Outubro de 2022

Consepe aprova quadro de vagas para ingresso na UFRN em 2023

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou, em sessão extraordinária nesta terça-feira, 25, o quadro de vagas para ingresso em 2023. A instituição ofertará 7.136 vagas via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), distribuídas em 4.852 para o primeiro semestre e 2.284 para o segundo semestre. As novidades para 2023 são a oferta, via Sisu, de 30 vagas para o curso de Ciência da Computação, além do retorno das vagas para o curso de Dança por meio de Processo Seletivo Específico (PSE). Os conselheiros também decidiram flexibilizar as notas mínimas exigidas no Sisu, excepcionalmente na edição 2023, em decorrência dos impactos da pandemia da covid-19.

As mudanças acontecem em virtude da adesão do Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) à combinação dos modelos de formação em ciclo único e segundo ciclo. A medida, aprovada pelo Consepe nesta terça-feira, 25, viabilizou a utilização simultânea das formas de entrada por Reingresso de Segundo Ciclo, com 50 vagas, e Sisu, com 30 vagas. O curso de Dança, por sua vez, voltará a realizar o Teste de Habilidades Específicas (THE) para ingresso na graduação, após disponibilizar vagas por meio do Sisu no período da pandemia.

A flexibilização das notas mínimas considera as dificuldades ocasionadas pela pandemia na educação, a partir do entendimento de que “os estudantes, sobretudo da rede pública de ensino, tiveram o processo de aprendizagem comprometido em razão da dificuldade de acesso ao ensino remoto”, explicou a relatora do processo, Maria das Vitórias de Sá. Diante desse contexto, a nota mínima nas provas de todas as áreas do conhecimento deverá ser superior a zero. A mesma decisão foi tomada anteriormente para o Sisu 2021 e 2022, a fim de preservar o critério de inclusão social vigente na UFRN.

O quadro de vagas ofertará 8.068 vagas no total, que incluem 166 vagas para graduações com Processo Seletivo Específico (PSE); 750 vagas para reingresso de segundo ciclo; uma vaga para o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e 15 vagas para mobilidade interna. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias