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14 de Novembro de 2020

Conheça cinco maneiras de ganhar dinheiro com o Youtube

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O Youtube é a plataforma compartilhamento de audiovisual mais popular do mundo, ultrapassando a marca de dois bilhões de usuários ativos e mais de um bilhão de horas de vídeos consumidos por dia. A expectativa para 2021 é que o acesso aos vídeos do Youtube correspondam a 82% do tráfego da internet.

A mudança de comportamento do usuário da internet de todas as idades no Brasil e no mundo nas últimas décadas é sinal desse sucesso. É cada vez mais comum que os internautas usem buscadores para encontrar vídeos que solucionem as mais variadas demandas.

Aproveitar financeiramente a multidão de usuários dos quais a plataforma dispõe é uma das estratégias de mercado que se torna mais comum para grandes empresas. No entanto, qualquer pessoa pode obter renda extra utilizando as mais diversas oportunidades que o Youtube proporciona em termos de monetização.

Receita publicitária

A maneira mais conhecida de monetizar um canal do Youtube é por meio do Google AdSense, a plataforma comercial da gigante da internet, que direciona anúncios contextualizados com o canal. O AdSense repassa para os canais os anúncios mais aderentes à proposta do criador, seja ele uma marca ou uma pessoa física.

Qualquer canal pode se cadastrar nessa plataforma desde que esteja alinhado com diretrizes pré-estabelecidas. É preciso ter mais de quatro mil horas de vídeos assistidos em 12 meses, pelo menos mil inscritos, bom engajamento, produzir conteúdo adequado para os anunciantes, ter mais de 18 anos e possuir direitos autorais do que é produzido.

Importante lembrar que fake news, apologia à violência, ao uso de drogas ou a indução de qualquer comportamento que possa colocar a vida ou a saúde dos usuários em risco não são permitidas pelo Youtube.

O AdSense ainda é a principal maneira de ganhar dinheiro com um canal no Youtube, mas não é a única. Além dele, é possível ganhar dinheiro prospectando clientes por conta própria, por meio de parcerias com marcas para divulgar produtos, por exemplo.

O Youtube possui uma ferramenta que permite sinalizar que determinado vídeo ou parte dele contém um anúncio publicitário. Trata-se de uma normal legal do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que obriga a informação clara de que determinado conteúdo é publicitário.

Estante de produtos

Esta é uma alternativa interessante para quem vende produtos ou serviços pela internet.  Com esse recurso, próprio do Youtube, é possível exibir até 12 produtos próprios para quem assiste ao vídeo. A exibição é automática baseada em dados como data de fabricação, disponibilidade, desempenho de venda etc.

A estante de produtos também permite que o dono do canal faça a seleção manual do que será exibido. Além disso, conta com alguns recursos extras como fixar um determinado item no topo de uma live, por exemplo.

Para usar esse recurso é preciso ter, no mínimo, 18 anos e mais de 10 mil inscritos no canal.

Clubes dos canais

Outra maneira de atrair capital para um canal no Youtube é a adesão a clubes dos canais, que funcionam como sites de financiamento coletivo.

Por meio dos clubes, os espectadores inscritos podem fazer contribuições mensais e, em troca recebem, brindes, prévias de conteúdos, acesso a canais exclusivos de comunicação com o youtuber, entre outras regalias, a critério do criador do conteúdo.

O criador que quiser integrar um clube deve ter 18 anos ou mais e mais de 30 mil inscritos. Canais de games com mais de mil inscritos podem participar de clubes.

Super chat e super stickers

Super chat e super stickers são recursos interessantes para quem realiza cursos, shows, games e lives. O usuário paga um determinado valor e tem a sua mensagem destacada no topo do chat.

Para o espectador, a vantagem é que ele tem a certeza de que sua mensagem será lida e de que sua pergunta será respondida pelo youtuber. Já para o criador, além do dinheiro,  é uma oportunidade de criar vínculos com a audiência, o que serve para aumentar a identidade do usuário com aquele conteúdo.

Uma vez que o fã sente uma proximidade, ele tende a divulgar mais o trabalho do produtor de conteúdo, que vai ganhando autoridade no seu nicho.

Esse recurso não está disponível em todos os países.

Youtube Premium

A versão Premium da plataforma de streaming é um serviço de assinatura paga que traz alguns benefícios para o assinante. É possível assistir vídeos sem ser interrompido por anúncios, fazer download em dispositivos móveis para assistir off-line e reproduzir conteúdo em segundo plano.

Os produtores de conteúdo também são beneficiados. Toda vez que um usuário Premium assiste a um conteúdo, um percentual do valor pago vai para o criador – mesmo que a visualização esteja no modo off-line ou em segundo plano.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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