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30 de Outubro de 2021

Conheça as dez melhores dicas para vender mais durante a Black Friday 2021

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Tradicionalmente, a Black Friday é realizada na última sexta-feira do mês de novembro; este ano, dia 26. Alguns comerciantes, no entanto, já anteciparam algumas promoções. “Por isso, quem é varejista ou faz algum tipo de venda pela internet, deve utilizar as melhores estratégias para atrair e fidelizar seu público-alvo”, explica a consultora e estrategista de negócios digitais Aline Bak.

Dados apontam que cerca de 95% do varejo aproveita a data para fazer promoções. “É preciso atenção, pois a concorrência é gigante”, diz a especialista.  Segundo Aline, para aumentar as chances de sucesso nas vendas, é essencial associar estratégias nas promoções do período.

A Black Friday surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos e se consolidou no final do século 20. A ação tradicionalmente acontece no dia seguinte ao feriado norte-americano de Ação de Graças, o Thanksgiving Day. “No Brasil, assim como nos Estados Unidos, a ação inaugura a temporada de compras natalinas”, ressalta Aline Bak

“Em solo brasileiro, a Black Friday chegou em 2010 e, a partir daí, foi chamando a atenção do público até se popularizar de vez a partir de 2012”, conta.

Aline ressalta que os produtos mais procurados pelos consumidores da Black Friday no Brasil são roupas e acessórios de moda, eletrônicos, computadores e itens de informática, smartphones, eletrodomésticos, viagens e artigos para casa. “Com a retomada, após o período de isolamento da Covid-19, é possível que este ano haja quebra de recordes nas vendas”, diz ela.

Confira abaixo as dez melhores estratégias indicadas por Aline Bak para turbinar as vendas durante a Black Friday:

- Altere a comunicação de seus perfis nas mídias digitais. “Use a cor preta nas suas redes sociais; geralmente, ela é a mais utilizada na data”, explica. “E faça postagens com chamadas anunciando a Black Friday na capa de seu perfil no Facebook e, também, nos stories do Instagram; a cor chamará bastante a atenção do consumidor”, ressalta Aline.

- Em relação aos posts, use um texto bem focado, para uma comunicação clara e objetiva com o seu público-alvo.

- “E não se esqueça das hashtags para facilitar as buscas”, recomenda a especialista.

- “O comerciante que tiver uma loja física, poderá também decorar a vitrine com o tema da Black Friday, deixando o local bem atraente”, reforça Aline.

- E o mais importante, segundo a especialista: “Faça promoções reais, para não ficar taxado como ‘Black Fraude’ e propaganda enganosa’”, alerta. “Faça descontos mesmo”, reforça Aline. “Do mesmo jeito que sua marca pode se beneficiar com a data, também pode acontecer de sair bastante prejudicada, por ser pega em promoções falsas”, alerta a expert.                                

- Faça um estudo e veja qual é a mercadoria que mais costuma vender entre seus clientes. “Assim você consegue saber qual tipo de promoção vai agradar aos consumidores, diz ela.

- Priorize seus clientes antigos. “Monte uma estratégia diferenciada, tendo em vista fidelizar ainda mais o seu público”, diz. “Uma boa ideia é criar um cupom de desconto ou fazer uma ação antecipada no WhatsApp e e-mail, e enviar para seu mailing alguns dias antes da promoção abrir para o público geral”, indica Bak. “Vale muito a pena investir em estreitar o relacionamento com essa parcela já cativa, para aproximá-la ainda mais do seu negócio”, enfatiza Aline.

- Utilize o e-mail marketing. “É muito importante usar a ferramenta para avisar sempre a sua base de clientes sobre as promoções e descontos”, recomenda. “Muita gente compra novamente, a partir desse contato”, diz a especialista.

- Impulsione seus posts feitos para a Black Friday. “Aproveite as informações disponíveis no seu perfil das redes sociais, como as métricas do Facebook e do Instagram”, diz. “Assim, você conseguirá segmentar melhor e atingir mais pessoas e os seus potenciais clientes”, enfatiza ela.

- E meça, depois, os resultados das suas iniciativas. “Faça um balanço final de como foi a Black Friday para seu negócio, a fim de entender perfeitamente o que funcionou. Isso será muito importante para nortear, inclusive, futuras ações de marketing”, conclui Aline.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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