Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

13 de Outubro de 2023

Concertos Potiguares não ocorre em virtude de programação especial do eclipse solar, no sábado

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A edição do “Concertos Potiguares” deste sábado (14), no Parque da Cidade, não acontecerá, pois Natal estará se preparando para testemunhar um fenômeno astronômico raro: o Eclipse Solar Anelar. Este evento único é organizado pelo Planetário Barca dos Céus, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) ocorre na unidade de conservação.

Os Concertos Potiguares retomam sua programação normal, a partir do dia 21 de outubro. Já a programação para observação acontece na Praça de Eventos do Parque, em frente ao prédio da administração e começa às 14h indo até às 18h30.

O evento será gratuito e aberto ao público em geral, com as entradas de Cidade Nova e Candelária abertas. Após o fim da programação a saída será exclusivamente pela portaria da Omar O’Grady, em Candelária. Não será permitido o consumo de alimentos nas áreas externas (Praça de Eventos e trilhas), apenas na área administrativa.

Após a finalização do eclipse, será feito um breve reconhecimento do céu noturno e uma última apresentação cultural encerrará o encontro, às 18h30, horário que o público será orientado a deixar o local.

Para observar o fenômeno, no entanto, é importante utilizar artefatos de proteção ocular, uma vez que observar o eclipse a olho nu é prejudicial à visão. A organização recomenda adquirir ou encomendar o vidro de soldador com nível de proteção 14 com antecedência. Formas adequadas de manusear o vidro estão sendo orientadas nas redes sociais do projeto do Planetário Barca dos Céus (@planetariobarcadosceus ).

Natal, juntamente com João Pessoa, serão as duas únicas capitais do país com a possibilidade de observar o "anel de fogo", uma fina borda de luz solar que contorna a silhueta da Lua. A população terá a oportunidade de testemunhar o exato momento em que a Lua se posicionará inteiramente à frente do Sol, obscurecendo-o quase que completamente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias