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09 de Novembro de 2018

Comunicação e Planejamento: conhecer a si mesmo para traçar estratégias e metas continua sendo imprescindível no universo digital

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Por Juliska Azevedo

Inovação, oportunidades, informações em alta velocidade, fluxo contínuo de dados e redes sociais ao acesso de todos. Na velocidade do mundo em que vivemos e na ansiedade em se comunicar, a necessidade de planejar a comunicação das empresas tem sido muitas vezes relegada ao último plano, sendo substituída pelo imediatismo e pelo foco nas urgências do dia. O planejamento, instrumento tão importante do ponto de vista do “pensar o negócio” quanto da comunicação, tem sido substituído por decisões baseadas no instinto do gestor, tirando o foco de uma visão de curto, médio e longo prazo que pode levar um negócio a resultados muito mais consistentes.

Falar em planejamento não é somente falar em práticas da administração. Vou trazer o assunto, nessa nossa conversa, para o universo da comunicação. Planejar em comunicação significa evitar desperdício de tempo, dinheiro e estratégias que passam ao longe do objetivo principal da sua empresa. Implica em traçar ações com uma finalidade específica para se atingir determinado objetivo – que pode ser vender mais, tornar-se conhecido como referência em determinado assunto ou reconhecido como liderança de um grupo, para citar alguns exemplos. Esse planejamento deve ser focado em um público ou em vários públicos-alvo, e seguir uma série de ações articuladas para chegar à meta proposta.

Mas o que tenho visto como muita frequência como consultora em comunicação são pessoas e empresas realizando uma série de iniciativas para ampliar sua base de clientes sem que haja qualquer harmonia entre elas. No universo das redes sociais, tem sido muito comum se observar presença em mídias sociais sem qualquer interrelação, sequência ou storytelling. Ou seja: muita gente se comunicando, se expressando, porém sem saber onde quer chegar e com quem quer falar. Ou ainda, que tipo de voz pretende ter.

Vamos então simplificar um processo básico para iniciar planejamento de comunicação: o AUTOCONHECIMENTO. Um diagnóstico que responda a perguntas que possam traçar um panorama, um retrato de si e do meio-ambiente em que está inserido: quem sou? (ou quem minha empresa é?). Onde quero chegar? Qual é minha missão, quais são meus valores e o que quero para o futuro? Quais são meus públicos (clientes, colaboradores, imprensa, etc)? Quem eu quero atingir ao me comunicar? Quais são minhas principais forças e oportunidade e quais são, por outro lado, minhas fraquezas? A que ameaças externas eu tenho que me proteger ou reagir?

Respondendo a essas perguntas você terá um panorama importante que servirá como plano de partida para começar a desenvolver sua estratégia de comunicação. Mas se você precisa vender um produto ou serviço, atrair atenção e clientes para uma relação duradoura com sua marca e não sabe por onde começar, uma das estratégias de marketing mais importantes para se construir relacionamento é definir a buyer persona, ou seja, o personagem, a pessoa, com quem você vai falar nas mídias sociais. É traçar o perfil de cliente desejado pela sua empresa, o que pode ser norteado ao se responder à pergunta: Quem é o meu cliente ideal? Quais as características dele? Sobre que assuntos devo falar nas minhas redes sociais para atrair a atenção deste cliente ideal?

A persona do seu cliente vai nortear a linguagem de comunicação do seu negócio, onde sua marca deverá estar presente e que estratégias utilizar para chamar a atenção e cativá-lo. Vai servir para definir a linguagem a ser adotada nos blogs e nas postagens de mídias sociais e, além disso, vai apontar para quais são as principais redes sociais a serem utilizadas.

Para definir a persona, pesquise e encontre quais são os maiores temores do seu cliente ideal. O que ele precisa e o que ele teme com relação ao serviço que você está oferecendo. Que tipo de experiências anteriores podem ter gerado “traumas”. Descubra quais os canais principais utilizados por ele para se informar. Por newsletter, por site? Podcast, YouTube? Faça por onde estar presente onde seu persona está. O passo a passo norteia como saber para quem se está falando, como forma de otimizar as estratégias de marketing de atração a serem adotadas e para dar asas à criatividade na produção de mensagens que possam criar uma relação de proximidade com o seu cliente de perfil ideal.

Ou seja: saber quem você é e onde quer chegar e com quem você está falando são os elementos base para planejar sua comunicação. A partir daí, é possível definir metas, ações e estratégias – e sobre elas, também há muito a falar. Continuaremos na próxima oportunidade!

 

* Artigo publicado originalmente na edição de novembro da revista BZZZ.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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