Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

16 de Julho de 2018

Comunicação Digital e Esportes foram tema da sétima edição do Papo de Mídias

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

A 7ª edição do Papo de Mídias colocou em discussão na última quinta-feira (12) as relações entre comunicação digital e esportes. O evento aconteceu no auditório do SEBRAE-RN e abordou os impactos da comunicação digital no meio esportivo, assim como os desafios do jornalismo e das marcas em seus posicionamentos e contato com os torcedores via internet.

Participaram do painel o jornalista e editor do site globoEsporte.com no RN Augusto Gomes, a locutora da 98FM e da Jovem Pan Fernanda Araújo, o fundador e editor da Editora Primeiro Lugar Rafael Morais e o Diretor de marketing da Startup Futebol Interativo Jardel Rocha. A responsável pela mediação foi a jornalista e apresentadora da InterTV Cabugi, Emmily Virgílio.

Falando sobre esporte de um modo geral, foi debatido a falta de incentivo nas escolas, para as diversas modalidades que o esporte pode oferecer. Muitas categorias são até desconhecidas por diversas delas. Apesar disso, é perceptível que o esporte tem o poder de mudar a realidade de diversos atletas, não só isso, mas como também de unir desconhecidos em prol dele. “O esporte é apaixonante. Move, abraça, acolhe e transforma a vida de várias pessoas”, declarou Fernanda Araújo.

Durante o bate-papo foi discutido que investir em esporte também é uma forma de empreender, por ser uma área consolidada e que tem ganhado a preferência de diversos investidores, mas que ainda assim não é fácil, principalmente para quem está começando, como é o caso do Rafael, que fundou a Editora Primeiro Lugar, especializada em livros esportivos. “Empreender é pular de um trampolim em uma piscina sem saber nadar. A gente sofre, mas um dia começa a colher os frutos. O fator que mais influência na compra de um livro é a segmentação. Por isso resolvemos apostar na área segmentada”, explica o empreendedor sobre a iniciativa de abrir uma editora voltada unicamente para conteúdo esportivo.

Entre perguntas e respostas, foram citados alguns casos sobre os posicionamentos de diversas marcas em relação a jogadores e até mesmo influenciadores digitais. Alguns participantes questionaram sobre uma postura, digamos que engessada, de alguns famosos nas redes sociais. Fernanda Araújo comentou sobre essa relação entre a marca e a exposição na mídia por meio de famosos. “As marcas precisam que os jogadores estejam bem aparentemente nas redes sociais, porque elas não querem se associar a um jogador polêmico ou mal visto”.

Jardel Rocha contou sobre sua experiência em participar do encontro. “Foi uma honra participar da 7ª edição do Papo de Mídias junto de grandes profissionais que atuam no meio esportivo e da comunicação. Gostei bastante da interação com os participantes do evento, puderam expor opiniões e foi um debate muito rico, que me gerou um grande aprendizado”, disse.

Finalizando a noite, os participantes presentes foram contemplados com diversas premiações por meio de sorteios, que foi desde cursos da área esportiva a camisetas do GAAC-RN, instituição escolhida para a distribuição dos alimentos arrecadados nesta sétima edição. De acordo com a fundadora do Papo de Mídias, jornalista Erika Zuza, os próximos encontros ocorrerão ao longo do segundo semestre deste ano e que a divulgação será feita por meio dos perfis das redes sociais do projeto, no Instagram, Facebook e no Twitter.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias