Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

15 de Agosto de 2019

Comissão da Câmara e Semtas anunciam implantação das Centrais de Libras

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Nesta quarta-feira (14), a Comissão em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal se reuniu para tratar das Centrais de Libras que deveriam ter sido implementadas desde 2013, mas ainda não aconteceu, mesmo com o recebimento dos equipamentos necessários para o funcionamento. Todavia, a espera está perto do fim, conforme previsão dos participantes do encontro. As Centrais de Libras são estruturas públicas desenvolvidas dentro do Plano Nacional da Pessoa com Deficiência para dar suporte aos surdos no acesso a serviços básicos como saúde, educação e transporte. 

A vereadora Júlia Arruda (PDT), presidente da Comissão, elogiou o debate promovido pela Casa e adiantou que o grupo temático vai continuar trabalhando no sentido de solucionar entraves burocráticos e colocar as Centrais de Libras em plena atividade. "Essa pauta foi uma das primeiras a serem abordadas nesse colegiado ao longo de anos de debates acerca das questões coletivas de Natal. Fizemos audiências públicas, conversamos com diversas autoridades e peregrinamos às secretarias municipais/estaduais e outras instituições em busca de soluções para a situação. Trata-se de uma vitória dessa comissão e dos movimentos sociais que estiveram na luta desde o início".

Está prevista a formatação de duas Centrais de Libras na capital potiguar: uma na Zona Norte e outra na Zona Leste, que atenderão também as demais regiões administrativas da cidade. Por enquanto, a tendência é que oito intérpretes de libras sejam contratados para prestar atendimento às pessoas com deficiência auditiva. Os recursos serão provenientes do Governo Federal. O Rio Grande do Norte é o 2° estado do Brasil em número de surdos.  

Auricéa Xavier, coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), explicou como anda o processo de criação das Centrais. "No passado, ocorreram algumas orientações da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos que prosperaram. Pois bem, com a chegada da nova gestão da pasta de Assistência Social e do prefeito Álvaro Dias, que nos deram abertura para expandir os serviços, começamos a pensar em estratégias para, enfim, abrir essas instituições. Em resumo, posso informar hoje que a minuta do decreto está pronta e semana que vem acontecerá a solenidade de assinatura do prefeito que implantará duas Centrais em Natal", anunciou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias