Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

25 de Janeiro de 2019

Com o resultado do Enem em mãos, estudantes começam a corrida por matrículas também nas universidades privadas

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Três em cada quatro alunos de graduação no país estão matriculados em instituições privadas de Ensino Superior, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), em 2018. Neste final de janeiro, com a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), se acirra a corrida pelas buscas por matrículas nessas faculdades e centros universitários. Em Natal, a UNI-RN já começa a receber grande procura, tendo o curso de Direito na linha de frente com as vagas mais disputadas.

O início da jornada por uma vaga no ensino superior leva em conta a relação entre investimento, preço, localização e qualidade. De acordo com uma pesquisa online realizada pelo Google em julho de 2018, com mil respondentes, os estudantes levam hoje no máximo três meses entre o início da jornada e a matrícula. Em 2013, esse tempo era de cinco meses aproximadamente.

No Rio Grande do Norte, o aumento da procura acontece antes mesmo dos alunos aplicarem as notas no Sistema de Seleção Unificada (SISU), como analisa a UNI-RN. A instituição de ensino superior particular de Natal evidencia ainda que a expectativa é sempre receber um maior número de alunos a cada ano.

''Tendo em vista o padrão de qualidade da nossa Instituição, temos cursos reconhecidos pelo MEC, incluindo o de Educação Física Licenciatura, que é considerado o melhor do Brasil. O nosso campus é o melhor do estado, com infraestrutura de ponta, proporcionando uma vivência completa das aulas teóricas às práticas'', ressalta Marcelo Rodrigues, coordenador de Marketing da UNI-RN.

Dados daquela universidade revelam que o curso mais procurado da instituição é o de Direito, seguido por Psicologia, Engenharia Civil e Arquitetura. ''As metodologias de ensino diferenciadas e os projetos de extensão e estágios, que envolvem os alunos e professores, complementam a formação profissional. Tudo isso passa a ser também critério de pesquisa dos alunos e nossa constante atividade institucional'', afirma Marcelo Rodrigues.

Para 2019, um levantamento do Google, que tem uma força-tarefa com 25 profissionais para dar suporte às principais faculdades no Brasil, revela, neste ano, aumento de 3,4% nas buscas por Ensino a Distância (EaD) em relação ao ano passado. Em perspectiva dessa realidade, a UNI-RN se adapta e prepara para implantar a modalidade de ensino, como reitera Marcelo Rodrigues. '' Destacamos a importância do ensino presencial, mas ressaltamos também a necessidade de implantar o ensino a distância por se tratar, hoje, de uma exigência do próprio meio acadêmico''.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias