Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

18 de Maio de 2022

Com bom momento da construção, cresce procura por materiais, como drywall; empresa referência no mercado alerta para exigência de qualidade

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Os números mais recentes da Sondagem da Indústria da Construção Civil, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostram um bom momento do setor. O desempenho da construção em março de 2022 sinalizou crescimento da atividade. O índice ficou em 51,3 pontos, melhor resultado desde 2012. Ainda em março, a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) subiu 3 pontos na comparação com fevereiro, de 65% para 68%. É o maior percentual desde julho 2014 (69%), indicando que o setor segue aquecido. Isso contribuiu para o aumento na procura por alguns materiais que, como é o caso do drywall, são cada vez mais utilizados para a construção de paredes internas, na reforma de casas ou apartamentos, na estrutura de lojas, entre outros.

O drywall é formado por chapas de gesso com estruturas de aço galvanizadas (resistentes à oxidação) chamadas de perfis. Depois de pronta, essa superfície pode receber pintura, papel de parede, cerâmicas e outros tipos de revestimento. O material é capaz de resistir a tremores, choques e vibrações sem sofrer danos e é conhecido pelo bom isolamento acústico. Além disso, comporta a instalação de portas, absorvendo impactos como movimentos e batidas. Há também versões especiais para áreas úmidas, como banheiros, e resistentes ao fogo, como corredores de emergência.

“Na construção civil, a utilização de materiais com melhor tecnologia, mais economia, menos sujeira e maior funcionalidade tem atraído cada vez maior atenção dos construtores e do cliente final, que busca a melhor relação custo/benefício sem jamais deixar de lado a segurança do empreendimento como item primordial. Por isso, o drywall vem se destacando cada vez mais”, explicou a diretora de OBorrachão, Raíssa Diniz. O grupo potiguar é referência no estado quando o assunto é drywall, oferecendo os mais variados tipos de sistema, ideais para cada tipo de projeto.


É fundamental que os engenheiros responsáveis pelas obras busquem um material de qualidade, dentro dos padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, para evitar acidentes. “Existe todo um padrão definido através de estudos e previsto nas normas técnicas, que garante o padrão dos perfis, que são as estruturas metálicas que sustentam o Drywall. Esse padrão é necessário para evitar, por exemplo, que haja oxidação das estruturas com o tempo, e que possa acontecer um sério dano à estrutura, até com desabamento”, alertou Raíssa.

O consumidor precisa ficar alerta na hora de fazer o orçamento e desconfiar de preços muito baixos. Também é necessário contratar um profissional capacitado, que já tenha trabalhado com esse sistema em outras oportunidades.

É para garantir essa segurança ao consumidor que existe o Programa Setorial de Qualidade (PSQ) dos Componentes para o sistema drywall. O programa é gerenciado pela TESIS, uma empresa, com sede em São Paulo, que certifica e apoia setores industriais na promoção da melhoria da qualidade dos produtos colocados à disposição da população. O PSQ define regras para fiscalização e combate às empresas que fabricam produtos fora das normas estabelecidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias