Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

17 de Outubro de 2022

Com apoio do Instituto Neoenergia, Projeto Conexão Elefante Cultural encerra temporada 2022 no Seridó

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Após percorrer seis municípios levando arte e cultura popular, com foco na formação de artistas, além de promover o desenvolvimento da economia criativa, o Projeto Conexão Elefante Cultural, apoiado pelo Instituto Neoenergia, encerrará a temporada 2022 em duas cidades do Seridó. Desde sábado (15) até a próxima terça-feira (18), a Trupe da Luz se apresenta em Campo Redondo. Da quarta-feira (19) até o sábado (22), os artistas se despedem da turnê, iniciada em agosto, se apresentado para o público de Currais Novos.

Para Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia, a realização do projeto em oito cidades potiguares acontece em um momento muito importante nos 60 anos de história da Neoenergia Cosern. Nos últimos 25 anos, a empresa se consagrou como a maior apoiadora da cultura norte-rio-grandense com mais de 300 projetos contemplados em editais.

“Ficamos felizes em apoiar iniciativas por meio do nosso edital Transformando Energia em Cultura alinhadas com nossa atuação, sejam elas voltadas para a promoção da criatividade, a inovação e a geração de trabalho e renda nos campos da cultura. Acreditamos que os projetos socioculturais desenvolvidos são impulsionadores para o desenvolvimento local e sustentável, contribuindo para a transformação de pessoas e da nossa sociedade”, destaca Renata Chagas.


O Conexão Elefante Cultural, um dos vários projetos apoiados pelo Instituto Neoenergia por meio do edital Transformando Energia em Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, começou a rodar o Rio Grande do Norte nesta semana. A primeira cidade a receber a caravana foi Alexandria, no Alto Oeste, no início de agosto. De lá para cá, os artistas que integram a Trupe da Luz se apresentaram em Riacho da Cruz, Senador Elói de Souza, Paraú, Grossos e Lajes Pintadas.

Sob o comando da diretora Diana Fontes, os artistas desenvolvem oficinas nas áreas de arte-comunidade, cena, música, reuso de material e audiovisual. Essa ação tem como público-alvo estudantes e educadores. Durante a passagem pelos municípios, também são realizadas oficinas artísticas para crianças e adolescentes da rede pública e projetos sociais, palestras sobre empreendedorismo cultural e elaboração de projetos, intervenções urbanas através da criação de mural artístico, cortejo e instalação cênica em praça pública.

Na edição 2022, o projeto conta com equipe formada por Diana Fontes (cena), Danilo Guanais (música), Jhoão Junnior (arte-comunidade), André Rosa (audiovisual), Leonardo Prata (customização plástica) e os intérpretes Álvaro Dantas e Thaíse Galvão.

Prêmio Artista Cidadão

Além das atividades de cunho formativo, o Conexão Elefante Cultural também realiza, em 2022, o Prêmio Artista Cidadão. A láurea tem o objetivo de oportunizar aos selecionados, a concretização do sonho de contribuir com a sua comunidade através da cultura.

Um projeto de cada cidade da circulação será selecionado e receberá mentoria de artistas consolidados na cena potiguar e suporte financeiro para execução.

O prazo para inscrição no Prêmio Artista Cidadão está atrelado à data de circulação do projeto nos municípios. Durante a passagem pelas cidades, será realizada uma oficina específica para auxiliar os interessados na elaboração das propostas. O edital com todas as informações sobre o prêmio está disponível no linktr.ee/conexaoelefantecultural.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias