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26 de Julho de 2019

Coluna Turismo em Foco: Bateria recarregada

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Bateria recarregada: Depois de uma pausa, afinal de contas, filhos de férias, nada mais justo do que aproveitar as delícias do Rio Grande do Norte com eles, né? Bateria recarregada, estamos de volta. 

Manifesto contra a Booking

Os hotéis e pousadas de Pipa, através da Associação dos Hotéis e Pousada de Tibau do Sul e Pipa. (ASHTEP), iniciaram uma campanha, a exemplo da ilha de Fernando de Noronha, para coibir o aluguel de casas e de apartamentos pelo site de e-comerce de viagens Booking.com.

É preciso combater a ilegalidade, estabelecimentos sem licenças, sem registro, sem CADASTUR, muitas vezes até sem CNPJ, alugam quartos através da Booking. O propósito é que essa OTA seja exclusiva para aluguel de quartos de hotéis.

Aumento no turismo de negócios: Segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), durante o primeiro semestre de 2019, as viagens a negócio no Brasil cresceram 14,7%, se comparado com o mesmo período do ano passado. Os gastos destes turistas também cresceram 14,8%, saindo de R$ 4,85 bilhões, nos seis primeiros meses de 2018, para R$ 5,57 bilhões neste ano.

Dados do Ministério do Turismo comprovam que a receita gerada pelos turistas internacionais que vem ao Brasil a negócios é 33,4% maior que para viagens a lazer. O Brasil está entre os 20 destinos mais procurados pelos executivos para a realização de eventos, ocupando a 17ª posição. São Paulo, Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu lideram a lista das cidades mais procuradas no Brasil.

Recuperação + Conscientização: Os letreiros Amo Natal e Natal 400 anos, além do Pórtico dos Reis Magos serão recuperados . A ordem de serviço foi assinada nessa quarta-feira (24). O primeiro monumento a receber ações de revitalização será o letreiro Amo Natal, em Ponta Negra.

As estruturas são pintadas com uma tinta especial para evitar desgastes decorrentes do vento e maresia, mas infelizmente, é frequente ações de depredação. A população deve ter consciência e denunciar aos órgãos competentes situações relacionadas à depredação dos equipamentos.

Festival  de Cerveja Artesanal: O município de Pau dos Ferros irá realizar no próximo dia 3 de agosto, a segunda edição do Festival de Cerveja Artesanal da região, com muitas novidades e uma vasta gama de cervejas para todos os gostos.

Este ano os participantes irão degustar 460 litros de cerveja, em 12 estilos diferentes, que vão desde os clássicos como a Weissbier (à base de trigo), seguindo a tradicional lei de pureza alemã, até cervejas mais exóticas, como aquelas à base de jerimum, melancia e café. O evento será realizado no clube Assec. 

Conturismo

Está em tramitação na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 3233/19 que institui uma contribuição destinada a financiar planos, projetos, ações e empreendimentos de interesse turístico, chamada Conturismo.

Segundo o projeto, o fato gerador será a diária paga por hospedagem. A alíquota sugerida é de 1%. Uma vez que a diária média no País, segundo o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, considerando 24 redes (118 mil quartos), foi de R$ 227,44 em 2018.

O produto da arrecadação da Conturismo será repassado, na forma da Lei Orçamentária Anual, ao Fundo Geral de Turismo (Fungetur). A administração, a fiscalização e a cobrança da Conturismo deverão ser feitas pela Receita Federal.
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Turismo; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Parceria Senac e ABIH-RN

O Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac Barreira Roxa, através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), está oferecendo cursos de capacitação e aperfeiçoamento profissional no segmento do turismo. Serão oferecidos cursos de: Camareira em Meios de Hospedagem; Recepcionista em Meios de Hospedagem e Auxiliar de Cozinha.

A oferta é fruto da parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN), onde os empresários apresentaram algumas sugestões de capacitações.

Marketing estratégico

Estão abertas as inscrições para a Trilha Turistech 2019. Realizada pelo Sebrae-RN, com o objetivo de elevar a competitividade dos destinos e das empresas turísticas do RN, a Trilha é um conjunto de soluções que contempla capacitação e consultoria visando trabalhar o marketing estratégico para impulsionamento da presença digital e captação de novos clientes.

Inscrições e mais informações através do link http://bit.ly/2Z5nKGt  

Ministério do Turismo oferece curso gratuito: Estão abertas as inscrições para o curso de atendimento a visitantes oferecido pelo Canal Brasil Braços Abertos (BBA), plataforma online totalmente gratuita.

A capacitação, aberta a qualquer pessoa com mais de 15 anos, pode ser feita a partir de equipamentos conectados à internet, como computadores, tablets e smartphones. O prazo de cadastro termina em 31 de dezembro e o aluno deve concluir o curso até 30 de março de 2020.

A plataforma do BBA também oferece atendimento direto aos alunos, pelo email pea@turismo.gov.br ou pelo telefone gratuito 0800 200 8484.

Artigo - O que precisamos é não perder o foco

Por Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional

A Embratur lançou a nova marca Brasil que irá ilustrar as campanhas de divulgação do país como destino turístico pelo mundo, inspirada na bandeira nacional e com o slogan: visite e nos ame. Após sua apresentação, uma onda de polêmicas e debates ofuscou o fato principal, que temos a obrigação de destacar: ela foi criada pelos técnicos do instituto e que não gerou nenhum custo para os cofres públicos.

A iniciativa não deveria surpreender, já que o governo Bolsonaro foi eleito sob uma plataforma de austeridade e a ação de acionar os profissionais do governo para realizar o trabalho de criação da marca Brasil teve, entre seus objetivos principais, gerar menos despesas para a Embratur – verba que pode ser realocada em outras áreas de apoio ao turismo – e está em consonância com a agenda que vem sendo implementada pelo atual presidente cujo principal foco tem sido controlar as despesas do governo.

Polêmicas à parte, sem dúvida, é fundamental ter uma boa marca e slogans certeiros que atraiam a atenção dos turistas para nosso país. Mas o setor de turismo precisa muito mais do que isso. É urgente que se cumpram os quesitos necessários para atrair mais visitantes para o Brasil e que sejam resolvidos os gargalos – que diversas lideranças do setor de turismo e hotelaria já apontaram – que impendem a expansão de seus índices como deveria ser num país como o nosso, cheio de potencial, com enorme diversidade de atrações turísticas.

O que de fato presenciamos nesses quase sete meses de governo foi a consolidação de pleitos de décadas, como a abertura do capital aéreo, a liberação de vistos para americanos, japoneses, australianos e canadenses e a primeira reunião de um presidente da República com as entidades do trade de turismo, o que evidencia o comprometimento federal com o setor.

Não é hora para dissidências. Estamos quase entrando nos eixos e precisamos concentrar nossas forças no que realmente interessa para a indústria nacional do turismo: a desburocratização, a redução da carga tributária, a atualização da Lei Geral do Turismo, a regulamentação das plataformas on-line de vendas de hospedagem em residências, a suspensão da cobrança do Ecad nos apartamentos de hotéis e meios de hospedagem, a regulamentação dos cassinos, a liberação de vistos para a China e para Índia e, principalmente, a consolidação da infraestrutura e dos serviços necessários para de fato tornar o Brasil um destino único e desejável, não só para os turistas internacionais mas, principalmente, para o cidadão brasileiro.

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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