Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

30 de Novembro de 2022

Coletivo CIDA estreia novo trabalho este fim de semana

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Coletivo CIDA estreia seu novo trabalho intitulado REINO DOS BICHOS E DOS ANIMAIS, ESSE É O MEU NOME este fim de semana na Casa da Ribeira. Os ingressos gratuitos para todos os dias já estão esgotados, mas foi liberado um lote extra na terça-feira (29). Apresentações que acontecem nos dias 02, 03, 08 e 09 de dezembro, sempre às 20h.

Fundado por Arthur Moura, René Loui e Rozeane Oliveira, artistas e produtores, o CIDA se destaca no cenário cultural norte-rio-grandense por sua produção experimental e inclusiva. 

REINO DOS BICHOS E DOS ANIMAIS, ESSE É O MEU NOME, contemplado  pela primeira edição do Prêmio Sesc de Artes Cênicas, faz parte de uma criação cênica sequenciada assinada pelo coreógrafo René Loui, que conta com interlocução dramatúrgica de Jussara Belchior. O elenco é formado por nomes que são referências para as artes cênicas norte-rio-grandense: Ana Cláudia Viana, Jânia Santos, Marconi Araujo, Omim D’Funfun, Pablo Vieira, René Loui e Rozeane Oliveira.

“Assim como a primeira obra da trilogia, CORPOS TURVOS, este novo trabalho continua abordando coreograficamente sobre as individualidades, vivências e identidades de cada um dos intérpretes, mas agora com a presença de Stela do Patrocínio em ressonância. Acredito que abordar essas identidades e individualidades em cena seja um dos fatores que faz com que o trabalho seja tão visceral e trágico", comenta Arthur Moura, produtor do Coletivo CIDA. 


Livremente inspirada nas poesias de Stella do Patrocínio, mulher preta que viveu  por quase 30 anos em ambiente manicomial, a peça propõe uma discussão sobre o que pode - ou não - ser considerado dança ou teatro, além de questionar a estigmatização, desumanização, extermínio e invisibilidade das pessoas pretas, LGBTQIAPN+, pessoas com transtornos mentais, pessoas com deficiência, mulheres, dos povos originários e pessoas que vivem e/ou convivem  com o HIV/AIDS.

“Essa é sem dúvida a dança-tragédia mais sincera que você assistirá em toda sua vida”, afirma René Loui, coreógrafo e intérprete de Reino dos Bichos.

Os ingressos podem ser retirados gratuitamente através da plataforma Sympla e ficam disponíveis até às 20h de cada dia de apresentação. As apresentações acontecem de modo acessível, por meio de interpretação para Língua Brasileira de Sinais e Audiodescrição. Classificação indicativa: 18 anos.

Todas as informações sobre a agenda do CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. Acesse: www.coletivocida.com.br ou acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida.

Foto: Brunno Martins

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias