Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

26 de Novembro de 2018

Colégios públicos de Natal recebem shows de artistas potiguares com o projeto Nosso Som nas Escolas

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

O Programa “Nosso Som nas Escolas” tem como objetivo valorizar e difundir o trabalho dos artistas potiguares para as novas gerações, facilitando a articulação entre esses artistas e as instituições de ensino médio e fundamental, fortalecendo a conexão da música com a escola. Na terça-feira (27) Valéria Oliveira se apresentará na Escola Estadual Almirante Newton Braga e na quarta-feira (28) a Escola Estadual Professor Luís Soares recebe a bandaPlutão Já Foi Planeta.

As escolas selecionadas além de receber(em) "pocket shows" de artistas potiguares em suas instalações, trabalham a carreira desses artistas como parte do complemento pedagógico, em várias disciplinas e para que este trabalho pedagógico aconteça, o projeto fornece material conceitual de divulgação.

A Escola Estadual Almirante Newton Braga está se aprofundando na biografia de Valéria Oliveira e nas obras do novo disco “Mirá”, e com foco neste trabalho abriu um Concurso de Fotografia intitulado “Pele Bonita”, para as turmas do 7° ano; concurso de desenho em cartazes, com o tema “Amor Que Eterniza”, para as turmas de 8° ano e dramatização utilizando as músicas (texto/letra) do CD, escolhidas pelos estudantes, para os alunos do 9°ano. Além disso, foi realizada uma atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra, denominada Papo Aberto, com todas as turmas do vespertino, cujos temas dos diálogos foram 'racismo' e desigualdade social' e tiveram as músicas “Pele Bonita” e “Vidas” como ilustração e material de trabalho desse processo, devido às temáticas abordadas nas mesmas.

A Escola Estadual Professor Luís Soares está estudando a biografia da banda Plutão Já Foi Planeta com a elaboração de desenhos a partir da canção "O ficar e o ir da gente", trabalhou também a exibição de vídeo clipes das músicas "Viagem Perdida", "Alto Mar", "Você não é mais Planeta" e "O Ficar e o Ir da Gente", a exibição de entrevistas da banda e a realização de atividades relacionadas às músicas. Além disso, na disciplina de ciências o professor trabalhou a construção de foguetes com os alunos.

O programa “Nosso Som nas Escolas” é desenvolvido pela Green Point Produções em parceria com Dois.a Publicidade. Nesta nova etapa, é patrocinado pela Prefeitura do Natal e pelo Colégio CEI Romualdo Galvão, via Programa Djalma Maranhão, e tem apoio cultural do Villa Park Hotel, além da colaboração da 4por4 Música Arte e Cultura.

Histórico do Programa

Em 2017 foram realizados 16 Shows, com a participação de 20 artista potiguares, em 6 escolas, sendo 5 públicas e 1 privada, atingindo cerca de 5.000 alunos. Este ano o programa já recebeu os artistas Daniel GetUp e Sueldo Soaress na Escola Estadual Newton Braga, Jubileu Filho na Escola Municipal Irmã Arcângela, Dodora Cardoso na Escola Municipal Professor Zuza, Carlos Zens na Escola Municipal Iapissara Aguiar, Sueldo Soaress no CEI Romualdo Galvão, Caio Padilha na Escola Municipal Tereza Satsuqui Aoqui de Carvaho, Dani Cruz na Escola Estadual Tiradentes, Família Pádua na Escola Municipal Ferreira Itajubá , Sérgio Groove na Escola Estadual Professor Luís Soares e Laryssa Costa na Escola Estadual Peregrino Júnior.

Sobre Valéria Oliveira

Valéria Oliveira dedica sua vida à música desde 1991 e a partir de 2000 passou a realizar turnês internacionais, ganhando destaque no Japão, onde conheceu o baterista e produtor japonês Kazuo Yoshida, que produziu quatro dos seus nove discos de carreira. Na Europa realizou diversas temporadas de shows em países como Portugal onde participou no Sarau “Rua das Pretas” apresentado por Pierre Aderne; Áustria; Suíça, dentro da programação do Festival de Montreux; e Itália. Nos Estados Unidos cantou no Snug Harbor com a  americana Tricia Boutté. No Brasil, Valéria realizou shows no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e João Pessoa. Em shows em Natal convidou Dona Ivone Lara, a Velha Guarda da Portela, Daúde, Leila Pinheiro entre outras grandes expressões da música brasileira. Cantou com as norte-americanas Tricia Boutlé e Michaela Harrison no Projeto MPB Jazz e foi convidada de Leila Pinheiro em seu show no Teatro Riachuelo. Recentemente Valéria lançou seu mais novo CD, “Mirá” produzido por Rildo Hora, com participação de Moacyr Luz.

Sobre Plutão Já Foi Planeta

A banda Plutão Já foi Planeta, formada em setembro de 2013 em Natal, é composta atualmente por Natália Noronha, Gustavo Arruda, Nuno Campos (Sapulha), Renato Lellis e Vitória de Santi. Com influências como John Frusciante, Little Joy, Mutantes, Los Hermanos e grupos do indiepop britânico atual, como BombayBicycleClub e Little Comets, a banda encontra sua assinatura num pop balsâmico. Em 2016, a banda foi vice-campeã do reality show “Superstar”, da Rede Globo. Neste ano lançou seu segundo disco, “A Última Palavra Feche a Porta”, pelo selo Slap, com produção de Gustavo Ruiz e participações de Linikere Maria Gadu. O álbum está disponível em todas as plataformas digitais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias