Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

05 de Março de 2020

Colégio Porto: eleição de Grêmio Estudantil estimula exercício da democracia

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Incentivar o exercício da democracia também é um dos papéis da educação. Por isso, o Colégio Porto deu início ao processo eleitoral que vai escolher um grupo de estudantes para estar à frente do Grêmio Estudantil Débora Seabra, instituição que vai representar os alunos dentro da escola.

O Grêmio será responsável por desenvolver ações que promovam melhorias na interação, no desempenho e no equilíbrio do ambiente escolar em termos de saúde, esporte, cultura e lazer. Os estudantes vão fazer a escolha de forma democrática, em um sistema de informática que simula a urna eletrônica. O período de campanha acontece entre os dias 09 e 13 de março e a eleição está marcada para o próximo dia 17. Os alunos vão ter a oportunidade de conhecer propostas e debatê-las.



“Esse processo é importante para que os jovens compreendam qual o seu papel na política enquanto cidadãos. Muitas vezes, esse é o primeiro contato deles com um processo democrático de escolha de um representante antes da eleição para cargos públicos. Incentivar esse exercício é contribuir para tornar a democracia mais forte”, explicou a diretora pedagógica do Colégio Porto, Ana Cristina Dias.

Homenagem

O Grêmio do Colégio Porto recebeu o nome da professora Débora Seabra, potiguar que é a primeira educadora com síndrome de Down do Brasil. Na cerimônia de fundação, que aconteceu em fevereiro, Débora Seabra falou sobre inclusão e fez um apelo aos alunos para que o grêmio dê espaço para a incluir a todos, na condição de instituição representativa dos estudantes da escola. Escritora, palestrante, professora e ganhadora do prêmio Darcy Ribeiro de Educação, Débora é reconhecida em todo o país como exemplo de inclusão e superação. Em 2014, proferiu discurso na ONU e já recebeu diversas comendas, Brasil afora, por sua atuação em favor das pessoas com deficiência.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias