Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

23 de Agosto de 2023

‘Colaboradores motivados são os maiores ativos de uma organização’, diz palestrante do Sistema FIERN Experience

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Executiva com mais de trinta anos de experiência em gestão de pessoas e Recursos Humanos, Raquel Henriques destaca que manter “colaboradores comprometidos, motivados e engajados são os maiores ativos de qualquer organização”. “Contudo, nem sempre os líderes sabem como garantir esse engajamento e fazer com que seus liderados vistam a camisa da empresa”, avalia. Na palestra que vai ministrar nesta sexta-feira (25), durante o Sistema FIERN Experience, ela vai abordar os caminhos para conquistar esse comprometimento e “como o engajamento de pessoas pode contribuir para a implementação da agenda ESG [ambiental, social e governança, na sigla em inglês], um desafio complexo que requer ação coordenada”.

A palestra de Raquel Henriques terá como tema central “Sustentabilidade – Transformando a estratégia através das pessoas” e será às 17h30. Ela integra a Academia Europeia de Alta Gestão e é coautora do livro “Liderança Feminina”, lançado em Lisboa no ano passado.

Graduada em Serviço Social PUC-SP, pós-graduada em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-Estar e Autorrealização PUC-RS, também é gerente de Recursos Humanos, responsável pela gestão de pessoas na fábrica da Jaguar Land Rover em Itatiaia, Rio de Janeiro. “Existem diversas ações que a empresa pode realizar para contribuir com o engajamento do time, como oferecer benefícios corporativos que façam sentido para as necessidades dos colaboradores, salários atrativos e planos de carreira bem estruturados”, diz Raquel Henriques na entrevista que segue.

Saiba mais sobre o Sistema FIERN Experience aqui:  www.fiern.org.br/experience/

Como avalia o momento atual da gestão de pessoas no país?

O mercado de trabalho está constantemente se transformando, temas como ESG, Diversidade, Equidade e Inclusão, estão na lista de prioridades de todas as empresas, e a área de RH tem um papel importante para influenciar a implementação de boas práticas que propiciem uma postura sustentável, especialmente no que diz respeito à evolução e o fortalecimento de uma cultura, a partir de uma liderança consciente do seu papel nesse contexto. A gestão de cultura por valores é capaz de conectar as necessidades das pessoas com a prosperidade e perenidade da organização, seja para sua comunidade interna seja para a sociedade como um todo. Nesse contexto, a liderança do RH pode ser determinante! Em vez de pensar apenas em lucros, a liderança precisa pensar em como atingir a lucratividade desejada por meio de ações sustentáveis. Um primeiro passo importante nessa jornada é reconhecer que a gestão de pessoas não é uma tarefa exclusiva do setor de RH. Na verdade, ela é papel de todos que lidam diretamente com colaboradores. Por isso, os gestores de uma empresa devem estar atentos às dificuldades e aos novos métodos para tornar essa gestão cada vez mais eficiente.

Quais são os desafios na gestão de pessoas e nos quais é preciso evoluir no país?

Na posição de Líder de RH, acredito que nossos maiores desafios, são vários como ter tempo para ser estratégico: As rotinas, tanto do RH, quanto dos demais gestores, costumam ser muito atribuladas. Nesse cenário, nem sempre é fácil conseguir tempo para focar em uma gestão estratégica, planejar ações e próximos passos de acordo com os objetivos da empresa;

Manter colaboradores engajados com os objetivos do negócio: Colaboradores comprometidos, motivados e engajados são os maiores ativos de qualquer organização. Contudo, nem sempre os líderes sabem como garantir esse engajamento e fazer com que seus liderados “vistam a camisa da empresa”. Existem diversas ações que a empresa pode realizar para contribuir com o engajamento do time, como oferecer benefícios corporativos que façam sentido para as necessidades dos colaboradores, salários atrativos e planos de carreira bem estruturados;

Capacitar e desenvolver pessoas: Quando se pergunta quais os principais desafios da gestão de pessoas, uma frente que sempre vem à tona é a capacitação e o desenvolvimento dos profissionais. A maioria dos gestores têm consciência de que um aprimoramento contínuo é fundamental para que o time se mantenha atualizado e com bons resultados;

Administrar colaboradores de diferentes gerações: O mercado está vivendo em um momento muito particular, em que as organizações contam com profissionais de diferentes gerações convivendo em um mesmo ambiente de trabalho. Esse tipo de convivência, no entanto, pode trazer diversos conflitos geracionais. Para lidar com tantos pontos de vista, os gestores precisam construir um ambiente de compreensão e respeito, incentivando a troca de ideias e experiências de forma saudável.

Quando o grupo consegue entender as contribuições de cada indivíduo, os conflitos tendem a ser minimizados e a empresa ganha um grande diferencial, a diversidade de paradigmas e habilidades em seus processos;

Disseminar a cultura organizacional entre o time. Outro desafio relacionado aos temas atuais em gestão de pessoas é disseminar a cultura organizacional entre o time, especialmente em um momento de trabalho híbrido e remoto.

Apesar de a cultura ter sido deixada de lado por algumas organizações nos últimos anos, é preciso voltar os olhos da empresa para ela neste momento, entendendo que a cultura é um fator estratégico para o crescimento e a evolução do negócio;

Promover a diversidade, equidade e inclusão. Há uma grande demanda para que as empresas promovam a diversidade e incluam no time de colaboradores grupos de pessoas de diferentes etnias, orientações sexuais, idades, gêneros, competências.

Um ambiente de trabalho Diverso incentiva a inovação e a criatividade é extremamente benéfico para a organização, por isso, desenvolvê-lo é um dos principais desafios de um gestor.

Para estimular essa cultura, contudo, é preciso ganhar a confiança dos profissionais e dar autonomia para que eles se sintam confortáveis e valorizados.

Que aspectos considera que tem evoluído nessa área?

O conceito de ESG está diretamente ligado ao RH e vem ganhando cada vez mais relevância nas organizações, onde é usado para se referir a práticas sustentáveis, seja em âmbito ambiental, social ou de governança das empresas.

Nos dias de hoje, ESG é essencial para qualquer organização que entenda que a transformação da sociedade necessariamente passa pela transformação de nossas empresas e modelos de negócios. Empresas conectadas com esse conceito e que buscam evoluir nessa direção, não somente tendem a apresentar melhores resultados e revelar um maior potencial de longevidade, como também tendem a reter e atrair os melhores talentos.

Dessa forma, o conceito acaba se tornando ainda mais relevante para toda e qualquer empresa que queira gerar impactos ainda mais positivos no mundo, garantindo um presente rentável e lucrativo, e ao mesmo tempo criando um futuro melhor.

Quais pontos pretende destacar em sua palestra?

Durante a palestra irei abordar como engajamento de pessoas poderá contribuir para a implementação da agenda ESG que é um desafio complexo, que requer ação coordenada de toda a organização. A liderança deve estar comprometida e envolvida em todo o processo, com o estabelecimento de métricas e indicadores claros para avaliar o desempenho em relação à agenda ESG. Além disso, as empresas precisam ter um sistema robusto de controle da cadeia de suprimentos para garantir que seus fornecedores estejam alinhados com seus valores. Para incorporar as boas práticas de ESG é fundamental adotar uma abordagem estratégica e integrada que envolva todas as partes interessadas. E, acima de tudo, possa engajar as pessoas para entregar os compromissos da Agenda de ESG.

Texto: Aldemar Freitas
Foto: Divulgação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias