Novidades sobre comunicação, educação, empreendedorismo, tecnologia, inovação e muito mais.

21 de Junho de 2023

ClickBus revela perfil do consumidor de passagens rodoviárias no Brasil

[0] Comentários | Deixe seu comentário.

Levantamento realizado pela consultoria Blend, a pedido da ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil,  em março deste ano, traz um perfil do comportamento do consumidor do transporte rodoviário no país. Os resultados revelaram dados interessantes sobre as preferências e comportamentos dos consumidores que optam por viajar de ônibus, destacando um cenário em que o transporte rodoviário se torna cada vez mais atrativo em comparação com outras opções, como o avião.

De acordo com o levantamento, 48% dos clientes da empresa entrevistados pela pesquisa, optaram por substituir a viagem de avião pela rodoviária no mesmo período, revelando uma tendência crescente de troca de modalidades de transporte. Essa porcentagem está acima da média do mercado de passagens rodoviárias, que registrou 41% de substituição do avião pelo ônibus.

Entre as principais descobertas da pesquisa, um dado surpreendente é que 85% dos passageiros que optaram por viajar de ônibus possuem carro próprio, demonstrando que a escolha pelo transporte rodoviário não está relacionada à falta de veículo próprio, mas sim a outros fatores que influenciam na decisão de viagem.

Segundo a pesquisa, cerca de 41%, estão na faixa etária entre 25 e 44 anos, indicando que a preferência pelo transporte rodoviário se estende a diferentes gerações. Quanto à renda, 30% têm renda entre R$ 2700 e R$ 4800, enquanto 32% dos consumidores possuem uma faixa salarial entre R$ 4.800 e R$ 9.200, o que reforça o fato de que o ônibus se tornou uma opção acessível para diversos segmentos da população.

"Existem várias razões pelas quais as pessoas optam cada vez mais pelo ônibus. Algumas das mais comuns incluem o custo mais acessível, a capilaridade do modal, a flexibilidade de horários e destinos, menos restrições de bagagem. Porém, com a modernização do setor, com as viações investindo cada vez mais em frotas modernas, com serviços diferenciados, desde a rodoviária até a uma experiência de viagem única dentro dos ônibus, as pessoas estão redescobrindo no modal um boa oportunidade para suas viagens, além de, é claro, um custo benefício mais elevado ", afirma Rodrigo Polacco, COO e CPO da ClickBus.

Em relação aos propósitos de viagem, 68% dos passageiros viajaram a turismo ou a passeio, evidenciando a escolha do ônibus como uma opção viável para explorar destinos diversos pelo Brasil, uma tendência já notada no período de afrouxamento das medidas de restrição causadas pela pandemia de Covid-19, mas que se mantém . Adicionalmente, 53% dos consumidores optaram pelo transporte rodoviário para visitar parentes, enquanto 37% realizaram viagens a trabalho.

Público novo em busca de conforto

A ClickBus, com base nos resultados de pesquisas internas, continua aprimorando seus serviços e ampliando sua oferta para atender às necessidades e preferências do consumidor de passagens rodoviárias no Brasil. 

Em 2022, a empresa transportou cerca de 40% de passageiros a mais em relação ao ano anterior, somando um GMV de R$ 1,43 bilhões, valor que representa cerca de 70% a mais do que o apurado ao final de 2021, em paralelo, a empresa apurou que mais de 70% das compras na plataforma da ClickBus foram realizadas por novos usuários. 

Esta é a onda de novos clientes que estão migrando para viagens de ônibus. Os novos consumidores vêm em busca, principalmente, da praticidade de comprar passagens online, fruto da digitalização do setor proporcionada após a nossa entrada no mercado. Outros dados apontam que a busca por mais conforto também aumentou: a demanda por assentos tipo leito/semi-leito aumentou 62% em relação a 2019 e 26% em relação a 2021. Além disso, os assentos premium têm uma taxa média de antecipação de 7 dias, enquanto a taxa de antecipação para assentos convencionais é em média de três dias.

A empresa está comprometida em fornecer uma plataforma confiável, conveniente e acessível, conectando os passageiros aos melhores destinos por meio de parcerias com as principais empresas de ônibus do país.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

+ Leia mais

Categorias