12 de Outubro de 2022
Cinco produtos que você não imaginava contratar por assinatura
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Segundo estudo realizado pela consultoria de serviços financeiros UBS, o mercado global de produtos e serviços por assinatura deve atingir US$ 1,5 trilhão até 2025 – mais do que o dobro dos 650 bilhões registrados em 2020. Números que consolidam o segmento como um dos que mais crescem no mundo.
De onde vem todo esse desenvolvimento? Streaming, conteúdo, software em nuvem e serviços de delivery são as categorias mais bem-estabelecidas, mas não são as únicas. Praticamente todas as indústrias – de produtos físicos a digitais – estão criando formas de aproveitar os benefícios do pagamento recorrente.
Quer ver? Abaixo listo cinco exemplos de produtos que há pouco tempo quase ninguém imaginava contratar por assinatura.
A companhia aérea norte-americana Alaska Airlines lançou em 2022 o serviço Flight Pass. A empresa oferece assinaturas mensais que dão direito a um determinado número de viagens por ano. No plano de entrada, por US$ 49, é possível ter acesso a seis voos (ida e volta), reservados com pelo menos 15 dias de antecedência. Para quem deseja agendar e voar no mesmo dia, o site oferece o plano Flight Pass Pro por US$ 199 mensais. Já para aqueles que viajam com frequência, a assinatura garante passagens mais acessíveis e sem risco de flutuação de preços.
Com o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia, a startup brasileira Leapfone, lançada em 2021, oferece planos de celular por assinatura. A partir de R$ 118 mensais, é possível ter acesso a um smartphone com proteção completa contra roubo, furto e danos físicos, além da possibilidade de trocar de aparelho a cada 12 meses. O modelo é vantajoso principalmente para quem troca de celular com frequência, costuma contratar seguro ou deseja poupar o limite do cartão de crédito, uma vez que o valor anual sai pela metade do preço cobrado no varejo.
Visando promover um consumo de moda mais sustentável e acessível, a startup brasileira Clo.Rent, lançada em 2018, oferece aluguel de roupas por assinatura. No plano de entrada, por R$ 189 mensais, os clientes recebem três peças por mês. No fim do período, os itens são trocados por novas peças. A solução é atraente para quem deseja estar sempre na moda, com o guarda-roupa atualizado e, claro, gastando pouco.
Honorários jurídicos nem sempre são acessíveis para pequenas empresas. Além disso, muitas vezes são pouco previsíveis. Diversas legaltechs estão surgindo para atender a essa demanda, entre elas a startup norte-americana BizCounsel. A empresa oferece assinaturas a partir de US$ 129 mensais em troca de serviços jurídicos. O plano intermediário dá direito a consultas com advogados a qualquer momento, preços tabelados para execução de processos, revisão de dois contratos de até 15 páginas e duas cobranças de dívidas, além de outros benefícios.
Basta procurar: já é possível encontrar todo tipo de serviço ou produto sendo comercializado por assinatura. Se a sua empresa não está acompanhando essa tendência e desenhando soluções para vender de forma recorrente, é possível que esteja deixando na mesa uma boa fatia do bolo da economia do futuro.