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15 de Maio de 2021

Cinco dicas para você construir sua marca no mundo on-line

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*Por Roberto Camargo*

Para criar uma gestão eficiente de marca, é preciso entender que não importa o tamanho da sua marca, todas começaram pequenas e se tornaram gigantes, entre outros pontos, por trabalharem muito bem os seus pilares e essência. Marcas de destaque tem consistência no que fazem e constroem a marca diariamente. 

- Definir público

Definir quem é seu cliente é parte crucial para uma comunicação “empresa x consumidor”, ainda mais na internet, onde  mecanismos digitais ajudam a focar exatamente na persona. Para um bom posicionamento de marca, primeiro é preciso saber quem é o público. 

- Contas comerciais 

Crie as contas comerciais de sua empresa inicialmente nas redes em que seu público esteja presente, como o Facebook, Instagram, Linkedin ou Youtube, por exemplo. Mantenha um padrão de informações institucionais em todos os canais: mesmo logo, mesmo nome fantasia, e-mail com domínio, telefone, endereço, etc. Tudo sempre igual. 

- Criativos precisam ser criativos 

Sua empresa precisa ser criativa nos conteúdos para ter destaque no ambiente on-line. Curadoria de conteúdo: Busque nas ferramentas como Google Trends, e Google Ads, por exemplo, o que mais as pessoas estão buscando. 

- Criação de conteúdo: tenha um blog, faça artigos em texto e ensine o seu consumidor.  

- Curadoria de conteúdo: ajude seu seguidor e faça uma curadoria na internet, pesquise informações que o ajudem a entender melhor seu produto ou seus serviços. 

- Humor: se seu público aceita esse tipo de comunicação, aproveite-a para ter mais sucesso. 

- Vídeos: YouTube é a segunda maior rede de pesquisa na internet, na frente do Facebook. 

-  Interaja o tempo todo 

Interaja com seu público, curta e responda todos os comentários que receber. Não tenha medo de ser um SAC, já que problemas acontecem. Tenha um atendimento rápido e tire a conversa do ambiente on-line, ou seja, peça um contato direto com a pessoa. 

- Consistência 

Estabelecidas as redes sociais que você vai usar para construção de branding on-line e relacionamento, defina o padrão da comunicação. Crie um cronograma, por exemplo: Segunda-feira: imagem; Quarta-feira: vídeo; Sexta-feira: artigo no blog. O mais importante é a consistência: não adianta publicar tudo em um dia e ficar 10 dias sem publicar nada. 

- Os 5 Ps de Branding 

Você pode usar a metodologia de 5Ps de Branding usada em parceria com Felipe Morais. São levantados através de pesquisas de imersão internas (dentro da empresa) e externas (mercado e públicos) mais de 60 pontos de marca, formando os 5 Ps. 

- Promessa: ações que não falam, mas provam que tudo o que a marca prometeu foi cumprido. 

- Propósito: entender por que que a marca existe, no que ela acredita, no que ela é diferente. 

- Posicionamento: existem metodologias, pesquisas e estudo para chegar em um “Just do it”. 

- Percepção: marcas não são o que dizem ser, são o que as pessoas acham que elas são. 

- Pessoas: por que as pessoas compram? Responda essa questão com pesquisas! 

Agora que você já sabe como otimizar o branding de sua empresa, implemente as mudanças da melhor forma! Não perca tempo, tenha ao seu lado a URL Business, agência especialista no assunto.     

*Roberto Camargo é CEO da URL Business, professor de MBA, palestrante e consultor especialista em presença digital. 

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Sobre Juliska

Juliska Azevedo é jornalista natural de Natal-RN, com larga experiência em veículos de comunicação e também assessoria de imprensa nos setores público e privado.

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